Essa construção sofreu mó mudança de lá pra cá: possível trajetória evolutiva da construção [MóX]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63821

Palavras-chave:

LFCU. GCBU. Construcionalização.

Resumo

O artigo em tela apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento e discute a possível construcionalização da Construção de Informalidade e Intensificação [MóX], vulgo construção [MóX], no Português do Brasil. À luz da Linguística Funcional Centrada no Uso (GOLDBERG, 2006; CROFT, 2001; HILPERT, 2014; PEREK, 2015; BYBEE, 2008 e 2010; TRAUGOTT e TROUSDALE, 2013), tendo como aporte teórico a Gramática de Construções Baseada no Uso, o presente trabalho tem como objetivo mapear, analisar e descrever sincronicamente os contextos de uso de expressões como [Mó saudade], [Mó legal], [Mó relembrando], [Mó mal] no PB na tentativa de compreender como se deu esse possível processo de construcionalização. Sob a perspectiva construcional, algumas propriedades do pareamento forma e função serão observadas, visto serem esses os critérios que determinam e definem o novo na rede construcional.  Para robustecer a ideia de que a construção [MóX] possa ser um exemplo de mudança, tal qual defendido pelo modelo de construcionalização, processos cognitivos de domínio geral como chunking e memória enriquecida serão abordados. Para situar o estudo e comprovar a criação desse novo , foi necessário remontar ao latim, ao galego-português e ao português do século XX e XXI, sendo também realizado um mapeamento de dados extraídos do Twitter. Os dados foram usados para analisar historicamente a evolução e transformação da construção.

Biografia do Autor

Roberto Freitas Jr, UFRJ

Bacharel em Português/Inglês pela UFRJ (1999), Licenciado em Português/Inglês pela UNISUAM (2008), Especialista em Língua Inglesa pela PUC-Rio (2001), Mestre em Linguística pela UFRJ (2006), Doutor em Linguística pela UFRJ (2011), Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do departamento de Letras-Libras/UFRJ, Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ, Professor pesquisador do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (D&G/UFRJ). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ). Atualmente desenvolve pesquisa na linha da LFCU (Línguística Funcional Centrada no Uso) sobre a construção monoargumental [(X) VSn]. Desenvolve também atividades de pesquisa sobre o Português como L2 de surdos e participa da coordenação do projeto de extensão Pontes Linguísticas: um caminho possível. Área de atuação: Linguística Cognitivo-Funcional e Aquisição de L2 (surdos/ouvintes), gramática das construções, transitividade e estrutura informacional.

Érica Cristina Silva, UERJ-FFP

Mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ-FFP.

Kleveland Cristian Barbosa, UFRJ

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista pela CAPES. 

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Freitas Jr, R., Silva, Érica C., & Barbosa, K. C. (2022). Essa construção sofreu mó mudança de lá pra cá: possível trajetória evolutiva da construção [MóX]. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(56), 349–361. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63821

Edição

Seção

Estudos Linguísticos