Luladrão e Bolsonazi: um estudo do neologismo como recurso avaliativo em mídia social
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63816Palavras-chave:
Mídias sociais, Política, Discurso de ódio, Avaliatividade, NeologismoResumo
O objetivo deste artigo é analisar criações neológicas como recurso avaliativo em mídia social. Para isso, foram analisados comentários sobre postagens da página de verificação de notícias, agência Lupa, no Facebook, próximo ao segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. Devido à predominância de discursos de ódio, optou-se por analisar os neologismos que expressavam avaliação negativa desses candidatos e de seus apoiadores, sob a perspectiva dos campos semânticos do sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005), na busca de possíveis padrões linguísticos. Para melhor compreensão de como os neologismos eram construídos, recorreu-se ao processo de formação de palavras da gramática normativa da língua portuguesa (CUNHA e CINTRA, 2016). Notou-se que há uma preferência pelo processo de composição por aglutinação e, em mais da metade dos comentários analisados, o neologismo acrescenta uma avaliação diferente do complexo oracional. Em termos de padrão, somente em relação ao ex-presidente Lula há um único tipo julgamento: o de propriedade.
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