Luladrão e Bolsonazi: um estudo do neologismo como recurso avaliativo em mídia social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63816

Palavras-chave:

Mídias sociais, Política, Discurso de ódio, Avaliatividade, Neologismo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar criações neológicas como recurso avaliativo em mídia social. Para isso, foram analisados comentários sobre postagens da página de verificação de notícias, agência Lupa, no Facebook, próximo ao segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. Devido à predominância de discursos de ódio, optou-se por analisar os neologismos que expressavam avaliação negativa desses candidatos e de seus apoiadores, sob a perspectiva dos campos semânticos do sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005), na busca de possíveis padrões linguísticos. Para melhor compreensão de como os neologismos eram construídos, recorreu-se ao processo de formação de palavras da gramática normativa da língua portuguesa (CUNHA e CINTRA, 2016). Notou-se que há uma preferência pelo processo de composição por aglutinação e, em mais da metade dos comentários analisados, o neologismo acrescenta uma avaliação diferente do complexo oracional. Em termos de padrão, somente em relação ao ex-presidente Lula há um único tipo julgamento: o de propriedade.

Biografia do Autor

Karen Tank Mercuri, UNICAMP

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (IEL, UNICAMP). Mestra em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (FCA, 2016). Possui Lato Sensu: Especialização em Teorias Linguísticas e Ensino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (FCL-Ar, 2011). Graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (FT, 2003) e Licenciatura em Letras - habilitação em Português e Inglês - pela Faculdade Anhanguera de Limeira (2009). É participante dos Grupos de Pesquisa (CNPq): MiDiTeS: Mídia, Discurso, Tecnologia e Sociedade e SAL: Sistêmica, Ambientes e Linguagens. Pesquisa sobre Linchamento Virtual. 

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

Mercuri, K. T. (2022). Luladrão e Bolsonazi: um estudo do neologismo como recurso avaliativo em mídia social. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(56), 303–317. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63816

Edição

Seção

Estudos Linguísticos