Deu uma varrida na casa: aspectos semântico-interacionais da construção de atenuação com dar uma V-da
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63773Palavras-chave:
Atenuação, Linguística Funcional, Propriedades semânticas, Processos interacionais.Resumo
Neste artigo, investigamos a construção de atenuação com dar uma V-da. Objetivamos discutir aspectos semânticos e interacionais implicados nas instâncias de uso dessa construção. Fundamentamos nossa discussão na Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme Furtado da Cunha et al. (2013). A pesquisa é de natureza eminentemente qualitativa e utiliza dados extraídos de textos escritos publicados em blogs. Os resultados mostram que os verbos base da nominalização em -da são do tipo semântico ação (mais frequente), ação-processo e processo. Em termos aspectuais, as eventualidades designadas pelos construtos identificados representam atividade, accomplishment e achievement. Por fim, constatamos que a atuação de processos (inter)subjetivos e de inferência pragmática concorrem para a semântica de atenuação carreada pela construção em tela.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.