Deu uma varrida na casa: aspectos semântico-interacionais da construção de atenuação com dar uma V-da

Autores

  • Edvaldo Balduino Bispo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aline Danielly Leal da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-7042-3805

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63773

Palavras-chave:

Atenuação, Linguística Funcional, Propriedades semânticas, Processos interacionais.

Resumo

Neste artigo, investigamos a construção de atenuação com dar uma V-da. Objetivamos discutir aspectos semânticos e interacionais implicados nas instâncias de uso dessa construção. Fundamentamos nossa discussão na Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme Furtado da Cunha et al. (2013). A pesquisa é de natureza eminentemente qualitativa e utiliza dados extraídos de textos escritos publicados em blogs. Os resultados mostram que os verbos base da nominalização em -da são do tipo semântico ação (mais frequente), ação-processo e processo. Em termos aspectuais, as eventualidades designadas pelos construtos identificados representam atividade, accomplishment e achievement. Por fim, constatamos que a atuação de processos (inter)subjetivos e de inferência pragmática concorrem para a semântica de atenuação carreada pela construção em tela.

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela UFRN. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Câmpus de Natal, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa, na graduação, e de Linguística, na pós-graduação. Líder do Grupo de Estudos Discurso & Gramática/ UFRN, desenvolve projetos e orienta trabalhos contemplando temas relacionados à morfossintaxe do português em perspectiva funcional, além de questões relativas ao ensino de língua portuguesa na Educação Básica. É coorganizador dos livros Orações relativas no português brasileiro: diferentes perspectivas (EDUFF, 2014), Variação e mudança em perspectiva construcional (EDUFRN, 2018) e Pesquisas funcionalistas: da versão clássica à perspectiva centrada no uso (EDUFRN, 2021).

Aline Danielly Leal da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutora pelo em Estudos da Linguagem, área de concentração  Estudos em Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).Tem desenvolvido estudos sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Bispo, E. B., & Silva, A. D. L. da. (2022). Deu uma varrida na casa: aspectos semântico-interacionais da construção de atenuação com dar uma V-da. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(56), 334–348. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63773

Edição

Seção

Estudos Linguísticos