Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63754

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Metafunção Interpessoal, Pedagogia com base em Gêneros, Leitura Compartilhada, Fases da Interação

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar fases da interação entre professores e alunos do ensino fundamental durante execução de atividades de leitura detalhada e analisar seu papel na negociação de significados no discurso pedagógico. As atividades baseiam-se na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney, cuja metodologia de ensino está desenhada como Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) e cujos pressupostos teóricos partem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O corpus é constituído por sequências de falas de dois mediadores e de uma turma de alunos do 6º e 7º ano, durante uma ação de extensão do projeto Ateliê de Textos (FUZER, 2016) numa escola pública, em Santa Maria, RS, em 2019. As falas foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas conforme os procedimentos da pesquisa de Gerhardt (2018). Foram analisadas as ocorrências de funções da fala a partir de realizações léxico-gramaticais e respectivas reações (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e identificadas fases da interação na leitura compartilhada (ROSE; MARTIN, 2012). Os resultados evidenciaram a Pergunta como a função da fala mais utilizada pelos participantes da interação, seguida de Comando, usado, principalmente, pelos docentes por meio de metáfora gramatical. As fases preparação e elaboração, utilizadas pelos professores, propiciou que os alunos respondessem adequadamente ao que foi solicitado, embora o uso da fase elaboração não tenha ocorrido pelos discentes. Verifica-se, assim, a importância do planejamento prévio pelos professores do modo de conduzir as Perguntas nas aulas, a fim de que os alunos utilizem a elaboração durante a leitura compartilhada.

Biografia do Autor

João Baptista Favero Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciando em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é professor de Língua Portuguesa do Pré-Universitário Popular Alternativa e participante do Grupo de Estudos em Linguística Sistêmico-Funcional, onde desenvolve atividades de pesquisa.

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Realizou Estágio de Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), em Portugal. Atuou como professora de língua portuguesa na rede pública estadual do Rio Grande do Sul, no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Professora Associada no Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Vice-Diretora do Centro de Artes e Letras (CAL). Desenvolve pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional, abordando principalmente os seguintes temas: ensino de leitura e produção textual, gêneros textuais e Linguística Sistêmico-Funcional, linguagem e representação. É coordenadora do projeto de extensão Ateliê de Textos na UFSM, que foi contemplado com o Prêmio RBS de Educação em 2013. Sistematizou uma metodologia de formação inicial de professores de produção textual, contemplada com o Prêmio Professor Rubens Murilo Marques, pela Fundação Carlos Chagas, em 2017.

Carla Carine Gerhardt, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela UFSM. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeiras pela Uninter. Mestre em Letras - concentração em Estudos Linguísticos, pela UFSM. Atualmente é Doutoranda em Linguística pela UFSM, professora substituta de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, tutora à distância do curso de Letras Ead da UFSM e revisora de linguagem da revista Kinesis da UFSM. Foi professora de Língua Portuguesa na Faculdade SOBRESP e no Colégio Energy SM, profesora de Substituta Linguística do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM, e professora de Língua Alemã no curso de línguas Up Idiomas SM e no curso de línguas Wizard SM. Autora de planos de aula pautados na BNCC, pela Revista Nova Escola. Realizou intercâmbio na Alemanha, em 2017, como aluna de curso de alemão Winterkurs pelo DAAD. Tem experiência na área de ensino e aprendizagem de língua materna, produção de material didático para a disciplina de Língua Portuguesa e produção textual em Língua Portuguesa, com ênfase na Linguística Sistêmico-Funcional, atuando principalmente com os seguintes temas: Gramática Sistêmico-Funcional, Pedagogia de Gêneros da LSF, Língua Portuguesa, Produção Textual e Estórias.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Marques, J. B. F., Fuzer, C., & Gerhardt, C. C. (2022). Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(56), 267–284. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63754

Edição

Seção

Estudos Linguísticos