Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63754Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional, Metafunção Interpessoal, Pedagogia com base em Gêneros, Leitura Compartilhada, Fases da InteraçãoResumo
O objetivo da pesquisa é identificar fases da interação entre professores e alunos do ensino fundamental durante execução de atividades de leitura detalhada e analisar seu papel na negociação de significados no discurso pedagógico. As atividades baseiam-se na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney, cuja metodologia de ensino está desenhada como Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) e cujos pressupostos teóricos partem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O corpus é constituído por sequências de falas de dois mediadores e de uma turma de alunos do 6º e 7º ano, durante uma ação de extensão do projeto Ateliê de Textos (FUZER, 2016) numa escola pública, em Santa Maria, RS, em 2019. As falas foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas conforme os procedimentos da pesquisa de Gerhardt (2018). Foram analisadas as ocorrências de funções da fala a partir de realizações léxico-gramaticais e respectivas reações (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e identificadas fases da interação na leitura compartilhada (ROSE; MARTIN, 2012). Os resultados evidenciaram a Pergunta como a função da fala mais utilizada pelos participantes da interação, seguida de Comando, usado, principalmente, pelos docentes por meio de metáfora gramatical. As fases preparação e elaboração, utilizadas pelos professores, propiciou que os alunos respondessem adequadamente ao que foi solicitado, embora o uso da fase elaboração não tenha ocorrido pelos discentes. Verifica-se, assim, a importância do planejamento prévio pelos professores do modo de conduzir as Perguntas nas aulas, a fim de que os alunos utilizem a elaboração durante a leitura compartilhada.
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