Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala

João Baptista Favero Marques, Cristiane Fuzer, Carla Carine Gerhardt

Resumo


O objetivo da pesquisa é identificar fases da interação entre professores e alunos do ensino fundamental durante execução de atividades de leitura detalhada e analisar seu papel na negociação de significados no discurso pedagógico. As atividades baseiam-se na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney, cuja metodologia de ensino está desenhada como Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) e cujos pressupostos teóricos partem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O corpus é constituído por sequências de falas de dois mediadores e de uma turma de alunos do 6º e 7º ano, durante uma ação de extensão do projeto Ateliê de Textos (FUZER, 2016) numa escola pública, em Santa Maria, RS, em 2019. As falas foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas conforme os procedimentos da pesquisa de Gerhardt (2018). Foram analisadas as ocorrências de funções da fala a partir de realizações léxico-gramaticais e respectivas reações (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e identificadas fases da interação na leitura compartilhada (ROSE; MARTIN, 2012). Os resultados evidenciaram a Pergunta como a função da fala mais utilizada pelos participantes da interação, seguida de Comando, usado, principalmente, pelos docentes por meio de metáfora gramatical. As fases preparação e elaboração, utilizadas pelos professores, propiciou que os alunos respondessem adequadamente ao que foi solicitado, embora o uso da fase elaboração não tenha ocorrido pelos discentes. Verifica-se, assim, a importância do planejamento prévio pelos professores do modo de conduzir as Perguntas nas aulas, a fim de que os alunos utilizem a elaboração durante a leitura compartilhada.


Palavras-chave


Linguística Sistêmico-Funcional; Metafunção Interpessoal; Pedagogia com base em Gêneros; Leitura Compartilhada; Fases da Interação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63754

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


e-ISSN: 2446-6905 | ISSN:  1414-7165 | DOI: 10.12957/matraga


Matraga é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre DRJI MIAR BASE Logo University of Texas Libraries   UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB Google Acadêmico DOAJ Journal Tocs DOAJ


Licença Creative Commons

A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.