A complementaridade da gramaticalização e da construcionalização para a pesquisa da formação de marcadores discursivos em português
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63694Palavras-chave:
Gramaticalização, Construcionalização, Marcador discursivo, Mudança linguística, Verbo Ver.Resumo
O artigo defende a complementaridade de dois pressupostos teóricos funcionalistas para o estudo da mudança linguística que deriva na formação de marcadores discursivos de base verbal ver no português, como em vejamos e veja lá. Assumimos que gramaticalização (GIVÓN, 1979; HOPPER, 1991) e construcionalização gramatical (TRAUGOTT e TROUSDALE, 2013; HILPERT, 2014) podem ser compatibilizados para a descrição e a análise desses constituintes, como proposto em Traugott (2021), a partir dos contextos de uso desses constituintes (DIEWALD e SMIRNOVA, 2021).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.