Construções gramaticais e ponto de vista: as concessivas [Embora P, Q] e as condicionais concessivas [Se P, Q]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.62828

Palavras-chave:

construção concessiva, construção condicional concessiva, ponto de vista

Resumo

Este trabalho contrasta construções concessivas [Embora P, Q] e condicionais concessivas [Se P, Q] em textos jornalísticos do português brasileiro. Com base no Princípio de Não-Sinonímia (GOLDBERG, 1995), evidencia-se que essas construções apresentam diferenças pragmáticas que podem ser explicadas a partir da alternância de ponto de vista na rede de espaços mentais na qual se inserem (FAUCONNIER, 1994, 1997; CUTRER, 1994; DANCYGIER & SWEETSER, 2012). A análise destaca que, nas concessivas [Embora P,Q], o ponto de vista é alocado no espaço Base,  referente ao aqui e agora do jornalista.  Já nas condicionais concessivas [Se P, Q], o ponto de vista é deslocado para um espaço de discurso reportado, referente à fala de uma terceira pessoa reportada anteriormente no discurso.  Associadas às diferentes estratégias de sinalização de ponto de vista, essas construções também refletem posturas epistêmicas distintas. As concessivas refletem postura epistêmica positiva e, portanto, comprometimento do jornalista com a factualidade do evento descrito na cláusula introduzida por “embora”, enquanto as condicionais concessivas refletem postura epistêmica neutra, indicando que o jornalista expressa neutralidade  com relação à factualidade do evento reportado na prótase condicional introduzida por “se”.

Biografia do Autor

Lilian Vieira Ferrari, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente é Professora Titular do Departamento de Linguística e Filologia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual foi coordenadora no período de 2003-2007. Atua, desde 1995, na área de Linguística Cognitiva e, desde 2003, lidera o LINC (Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva), no qual desenvolve pesquisas sobre o Português Brasileiro, o Português Europeu e o Inglês, orientando trabalhos de IC, Mestrado e Doutorado, além de supervisões de pós-doutorado. As pesquisas enfocam construções gramaticais - em especial, construções sintáticas complexas (condicionais e completivas), construções de estrutura argumental e construções lexicais (em especial, dêiticos sociopessoais e locativos). As construções investigadas são relacionadas a processos de construção de significado que envolvem subjetividade/intersubjetividade, figuratividade (processos metafóricos e metonímicos) e multimodalidade (gestos e recursos multimodais).

Gabriela Silva Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsista de mestrado em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGLing) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Letras - Português - Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Membro do laboratório de pesquisa em Linguística Cognitiva (LinC), liderado pela Prof. Drª. Lilian Vieira Ferrari (UFRJ). Atualmente pesquisa na linha Modelos Funcionais Baseados no Uso, com o estudo "Mudança de ponto de vista em Alice no país das maravilhas: Uma análise cognitivista do texto original e de uma tradução em Português Brasileiro.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Ferrari, L. V., & Ribeiro, G. S. (2022). Construções gramaticais e ponto de vista: as concessivas [Embora P, Q] e as condicionais concessivas [Se P, Q]. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(56), 379–393. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.62828

Edição

Seção

Estudos Linguísticos