Como montar uma rede construcional? Uma proposta metodológica aplicada às construções de complementação sentencial do português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61432

Palavras-chave:

Complementação sentencial. Rede construcional. Escalonamento multimensional.

Resumo

Redes hierárquicas baseadas em classes semânticas são centrais à Gramática de Construções Baseada no Uso. Como consequência, um desafio metodológico emerge: como identificar as classes semânticas que definem construções intermediárias de uma rede construcional? A fim de contribuir para responder a essa questão, este estudo desenvolve e aplica uma proposta metodológica à Construção de Complementação Sentencial do português brasileiro. O método proposto prevê o mapeamento de construções com verbo especificado à luz da Teoria dos Exemplares, a postulação de categorias semânticas abstratas por meio da observação dos atributos semânticos latentes em clusters de exemplares e o emprego de Escalonamento Multidimensional para verificar a realidade psicológica da rede postulada.

Biografia do Autor

Diogo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lotado no Departamento de Linguística e Filologia, atua nos cursos de Graduação em Letras e Fonoaudiologia. Membro titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. Membro do LinC - Laboratório de Linguística Cognitiva. Tem Mestrado em Língua Portuguesa e Doutorado em Linguística pela UFRJ.

Dayanne de Oliveira Ximenes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Graduada em Pedagogia – Universidade Federal do Oeste do Pará. Professora de Educa­ção Infantil. Pesquisadora do Gepei – Grupo de estudos e pesquisas em Educação Infantil – Iced/Ufopa. Publicou o capítulo Representação de professores sobre a inclusão de crianças pequenas com necessidades educacionais especiais em Santarém-PA no livro Pedagogia: lei­turas e vivências na formação, de H. Calixto e M. L. Colares, além de trabalhos em anais de eventos.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Pinheiro, D., & Ximenes, D. de O. (2022). Como montar uma rede construcional? Uma proposta metodológica aplicada às construções de complementação sentencial do português brasileiro. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(55), 77–93. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61432

Edição

Seção

Estudos Linguísticos