Análise de change-point no desenvolvimento de segunda língua: um estudo da produção de Voice Onset Time por aprendizes brasileiros de Inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61409

Palavras-chave:

Sistemas dinâmicos complexos, desenvolvimento de segunda língua, voice onset time, análises de change-point.

Resumo

Este estudo baseia-se nas premissas da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) e apresenta uma análise de processo (LOWIE; VERSPOOR, 2015; 2019) do desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time (VOT) positivo do Inglês-L2, considerando-se a trajetória individual de cinco falantes nativos do português brasileiro durante o período de 12 semanas, com coletas semanais. Entre as semanas 4 e 9, uma intervenção pedagógica foi realizada por meio de seis aulas de instrução explícita sobre aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa. Análises de change-point (TAYLOR, 2000) indicaram mudanças de fase no desenvolvimento com aumento da duração de VOT, fornecendo material teórico e empírico que contribui para a visão da língua como um SDC.

Biografia do Autor

Laura Castilhos Schereschewsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / CAPES

É Mestre em Letras na área de Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa de mestrado concedida pela CAPES. Formou-se Bacharela em Letras, com ênfase em Português e Inglês, em 2018, pela UFRGS. Foi Bolsista de Iniciação Científica na área de Aquisição Fonético-Fonológica de Língua Estrangeira.

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / CNPq

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Línguas Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Produtividade do CNPq. Professor Convidado (“Docente Invitado”) do Programa de Doutorado em Letras da Universidad Nacional de Mar del Plata - Argentina. É coordenador da comissão científica da área de Fonologia da ABRALIN (2020-presente). Foi coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (biênio 2016-2018).

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Schereschewsky, L. C., & Alves, U. K. (2022). Análise de change-point no desenvolvimento de segunda língua: um estudo da produção de Voice Onset Time por aprendizes brasileiros de Inglês. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(55), 57–76. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61409

Edição

Seção

Estudos Linguísticos