Uma abordagem da carnavalização em memes políticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61345

Palavras-chave:

Dialogismo, Carnavalização, Riso, Memes, Facebook

Resumo

Este artigo analisa a carnavalização (Bakhtin 1996, 2018) em memes políticos que circulam na internet. Partimos da hipótese de que o gênero escolhido se caracteriza pela inversão da “lógica natural” dos objetos, pela representação “ao avesso” de fatos da “vida oficial” e pelo riso carnavalesco. A fundamentação teórico-metodológica é encontrada em Bakhtin (1996, 2016, 2018), Medviédev (2019) e Volóchinov (2013, 2017). O material a ser analisado neste trabalho é um recorte constituído de quatro memes coletados no Facebook, entre os anos de 2019 e 2020. Examinamos a relação entre a linguagem da praça pública carnavalesca e a utilizada nos memes; o processo de carnavalização e o tipo de riso presente nos memes. Os resultados mostram que os memes políticos fazem uso de formas não polidas de dizer, de questionamentos que sinalizam para o rebaixamento do outro, pela crítica ou pelo deboche, despertando o riso dos internautas que partilham o posicionamento crítico do criador do meme.

Biografia do Autor

Francilene Leite Cavalcante, Instituto Federal de Aagoas - IFAL / Universidde Católica de Pernambuco - UNICAP

Doutoranda e Mestra (2016) em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, com área de concentração em pesquisa e implementação de tecnologia de estudo, ensino e abordagem aos sistemas digitais e à inteligência artificial. É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, Campus Palmeira dos Índios e líder do Grupo de Pesquisa NEGEN - Núcleo de Estudos dos Gêneros, vinculado ao CNPq.

Dóris de Arruda C. da Cunha, UNICAP/UFPE

Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (aposentada), professora da Universidade Católica de Pernambuco e Pesquisadora do CNPq nos seguintes temas: estudos dialógicos, discurso da mídia, violência verbal “discurso alheio”, circulação dos discursos, gêneros, ensino de língua portuguesa. Autora do livro Discours rapporté et circulation de la parole, de artigos e capítulos de livros publicados em periódicos e livros nacionais e internacionais.

Roberta Varginha Ramos Caiado, UNICAP/UFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Letras e Linguística pela UFPE. É professora/pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco (UCP), atuando no PPG em Ciências da Linguagem e Graduação em Letras. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE) da UFPE. Tem interesse em questões relacionadas aos letramentos e multiletramentos, tecnologia digital, escrita e leitura em ambiente digital, práticas pedagógicas aliadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). É Coordenadora Geral da Pós-graduação stricto sensu da UCP.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Cavalcante, F. L., Cunha, D. de A. C. da, & Caiado, R. V. R. (2022). Uma abordagem da carnavalização em memes políticos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(55), 15–28. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61345

Edição

Seção

Estudos Linguísticos