O espaço discursivo de bibliotecas: o caso de livros infantis

Autores

  • Phellipe Marcel da Silva Esteves Universidade Federal Fluminense (UFF) http://orcid.org/0000-0002-6128-6706
  • Nathalia Batista Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Gustavo José Pinheiro Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61263

Palavras-chave:

Interpelação ideológica, institucionalização, livros infantis

Resumo

Neste artigo, filiados à Análise do Discurso materialista, à História das Ideias Linguísticas e à História do Livro (compondo aquilo que temos chamado de História Discursiva dos Livros), nos propomos a lançar um olhar para o espaço das bibliotecas, pensando-as inicialmente como instituições e, posteriormente, como metáfora. No estudo em tela, observamos, então, como essas instituições têm seus sentidos deslizados para livros infantis, livros-brinquedo (como a Minha pequena biblioteca, da Fisher-Price), que, ao lançar categorizações das coisas a saber fundamentais da infância, acabam por significar raças e gêneros dos corpos da formação social.

Biografia do Autor

Phellipe Marcel da Silva Esteves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É Doutor em Estudos de Linguagem pela UFF (2014) e fez residência em pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional (2014-2016). É professor adjunto da UFF, além de exercer os ofícios de edição e tradução. Possui bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ (2007), licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Candido Mendes (2008), mestrado em Letras pela UERJ (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, história das ideias linguísticas, história do livro, linguística aplicada e linguística.

Nathalia Batista Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É graduanda em Letras - Português/Literaturas na Universidade Federal Fluminense e em Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira. Além disso, é graduada em Tecnologia em Marketing na Universidade Veiga de Almeida. É bolsista de Iniciação Científica da agência CNPq, com projeto intitulado “História discursiva dos livros: livros-reportagem e discurso midiático sobre favelas”, que foi contemplado com o Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia na área de Letras, Linguística e Artes do XXIX Seminário de Iniciação Científica.

Gustavo José Pinheiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É graduando de licenciatura em Letras Português/Italiano na Universidade Federal Fluminense e graduado em Sociologia (bacharel) pela mesma instituição. É bolsista de Iniciação Científica pela agência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), com projeto intitulado “História discursiva dos livros: enciclopédias em bibliotecas”. Possui interesse nas áreas de Linguística Cultural, Antropologia Cultural, Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas, História dos Livros e Currículo.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Esteves, P. M. da S., Pereira, N. B., & Pinheiro, G. J. (2022). O espaço discursivo de bibliotecas: o caso de livros infantis. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(55), 43–56. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61263

Edição

Seção

Estudos Linguísticos