O conceito de típico de Slavoj Žižek como mecanismo de manutenção da ideologia em A exceção e a regra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61262

Palavras-chave:

A exceção e a regra, típico/tipificação, estranhamento, ideologia.

Resumo

Este artigo apresenta uma releitura da peça A exceção e a regra, de Bertolt Brecht, a partir do conceito de típico proposto pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek. Trata-se de um estudo bibliográfico de cunho interpreta­tivo, baseado no materialismo lacaniano, uma corrente filosófica recente que atrela a psicanálise de Jacques Lacan ao materialismo histórico de Karl Marx. A releitura por tal viés permite perceber o funcionamento do processo de tipificação, pois, de forma muito didática, Brecht põe em cena as contradições inerentes às relações de poder. Embora o conceito žižekiano seja posterior à criação de A exceção e a regra, é possível perceber o processo de tipificação na peça, e esse recurso funciona como elemento constitutivo do efeito de estranhamento (ou distanciamento), o conceito chave do teatro brechtiano. Crítico contundente do drama burguês, Brecht clamava a necessidade de abandonar a mimese superficial das relações interpessoais, que focavam exclusivamente o indivíduo, para abraçar a coletividade, as estruturas e processo de poder e seu papel praticamente determinante na matriz de comportamentos humanos.

Biografia do Autor

Marcia Geralda Almeida, Universidade Estadual de Maringá

É graduada em Letras Habilitação Português/Inglês e Literaturas Correspondentes e Mestra em estudos literários pela Universidade Estadual de Maringá. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – Língua Portuguesa, realizando trabalho em oficinas de produção textual com alunos do ensino médio. Está vinculada ao Grupo de estudos literários “Aplicação do pensamento de Slavoj Žižek na análise literária”.

Marisa Corrêa Silva, Universidade Estadual de Maringá

É Professora do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE-UEM), pioneira no Brasil na aplicação do materialismo lacaniano à análise literária, tem pós-doutorado na Rutger’s - the State University of New Jersey e foi vice-presidente da ANPOLL de 2019 a 2021. Autora de Partes de África: cartografia de uma identidade cultural portuguesa (EDUFF), O percurso do Outro ao Mesmo: sagrado e profano em Helder Macedo e em Saramago (Arte & Ciência) e Sobre Literatura & Outras Coisas Boas (Paco).

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Almeida, M. G., & Silva, M. C. (2022). O conceito de típico de Slavoj Žižek como mecanismo de manutenção da ideologia em A exceção e a regra. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(55), 143–154. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61262

Edição

Seção

Estudos Literários