Crise climática e reconfiguração do romance contemporâneo em The Ministry for the Future, de Kim Stanley Robinson
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61116Palavras-chave:
romance, crise climática, natureza, cultura, Kim Stanley Robinson.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar as maneiras pelas quais o romance The Ministry for the Future (2020), de Kim Stanley Robinson, expande possibilidades da ficção contemporânea diante da crise climática. O texto será organizado a partir de dois focos de análise: a validade do gênero “ficção literária” para narrar o Antropoceno; e o questionamento da distinção entre os conceitos de natureza e cultura face à catástrofe ambiental. Sendo assim, este artigo pretende mostrar que The Ministry for the Future apresenta estratégias de reconfiguração do romance contemporâneo considerando o contexto da mudança climática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.