Crise climática e reconfiguração do romance contemporâneo em The Ministry for the Future, de Kim Stanley Robinson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61116

Palavras-chave:

romance, crise climática, natureza, cultura, Kim Stanley Robinson.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as maneiras pelas quais o romance The Ministry for the Future (2020), de Kim Stanley Robinson, expande possibilidades da ficção contemporânea diante da crise climática. O texto será organizado a partir de dois focos de análise: a validade do gênero “ficção literária” para narrar o Antropoceno; e o questionamento da distinção entre os conceitos de natureza e cultura face à catástrofe ambiental. Sendo assim, este artigo pretende mostrar que The Ministry for the Future apresenta estratégias de reconfiguração do romance contemporâneo considerando o contexto da mudança climática.

Biografia do Autor

Anderson Soares Gomes, Universidade FEderal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

É professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde leciona língua inglesa e literaturas de língua inglesa. É doutor em Estudos de Literatura pela PUC-Rio e mestre em Letras pela UERJ. Foi pesquisador visitante na University of British Columbia (UBC) onde desenvolveu pesquisa sobre multiculturalismo e literatura canadense, e também na Seattle University, onde desenvolveu trabalho sobre as relações entre literatura estadunidense contemporânea e crise climática.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Gomes, A. S. (2022). Crise climática e reconfiguração do romance contemporâneo em The Ministry for the Future, de Kim Stanley Robinson. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(55), 130–142. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.61116

Edição

Seção

Estudos Literários