A trajetória de Alencar no contexto literário do século XIX: um olhar sobre as páginas de Como e porque sou romancista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.60655

Palavras-chave:

autobiografia, século XIX, Alencar.

Resumo

A obra Como e porque sou romancista, de José de Alencar, pode ser apontada como o primeiro exemplar de uma autobiografia escrita no Brasil, na medida em que se trata de uma narrativa de tom confessional em que o autor demonstra a intenção de (re)construir a sua trajetória de romancista e, de forma mais velada, defender-se das críticas que vinha sofrendo. Assim, pretendemos, neste artigo, verificar de que modo o autor se utiliza de um relato autobiográfico no cenário em que se insere, ou seja, na segunda metade do século XIX, considerando, principalmente, que o gênero em questão era renegado naquela época.

Biografia do Autor

Fabiana da Costa Gonçalo, Colégio Pedro II / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É doutoranda em Literatura Brasileira pela UERJ. Mestre em Língua Portuguesa pela UFRJ. Bacharel e Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela UFRJ. Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Letras e em Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: referenciação, livros didáticos, gêneros textuais, ensino de língua portuguesa e literatura brasileira.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Gonçalo, F. da C. (2022). A trajetória de Alencar no contexto literário do século XIX: um olhar sobre as páginas de Como e porque sou romancista. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(55), 94–105. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.60655

Edição

Seção

Estudos Literários