Beautés balnéaires : figuration et transfiguration du réel dans la représentation visuelle et textuelle à la fin du XIXe siècle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.59723

Palavras-chave:

Modernidade, Beleza, Narrativa, Pintura acadêmica, O cotidiano.

Resumo

Des figurations de la beauté féminine – complexes et souvent contradictoires – réalisées par des artistes et des auteurs de la fin du XIXe siècle nous invitent à décrire trois courants de représentation visuelle et littéraire, tous tributaires de la querelle réaliste : primo, la beauté normative, idéalisée ; secundo, la beauté aggravée définie par la laideur et le grotesque ; tertio, la beauté quotidienne saisie dans son cadre « réel », dans son vécu. Dans une perspective interdisciplinaire et transversale, j’interroge ces trois courants de la beauté figurative afin de cerner la modernité représentationnelle dans ses coïncidences et ses convergences inattendues, voire dans ses paradoxes. La beauté féminine est ici focalisée à travers des représentations de baignade et de bains dans une exploration qui comprendra des sites balnéaires (mer, océan, thermes, piscine, salle de bains), des supports tels des coquilles, des cuvettes, des baignoires, des tubs, et des accessoires de toilette féminine. Sortant des dichotomies traditionnelles érigées à partir d’esthétiques fortement contrastées, cette lecture croisée de textes et d’images vise à complexifier nos perspectives critiques en faisant dialoguer entre elles visions institutionnalisées, visions iconoclastes, et visions « quotidiennes ».

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Belezas balneares: figuração e transfiguração do real na representação visual e textual no fim do século XIX

As figurações da beleza feminina – complexas e muitas vezes contraditórias – realizadas por artistas e autores do fim do século XIX nos convidam a descrever três correntes de representação visual e literária, todas elas relacionadas à querela realista: em primeiro lugar, a beleza normativa, idealizada; em segundo, a beleza agravada, definida pela feiura e pelo grotesco; em terceiro, a beleza cotidiana capturada em seu cenário “real”, em sua experiência vivida. Numa perspectiva interdisciplinar e transversal, questiono essas três correntes de beleza figurativa, a fim de identificar a modernidade da representação em suas coincidências e convergências inesperadas, e mesmo em seus paradoxos. A beleza feminina é vista aqui através de representações de banhos em uma exploração que incluirá locais de banho (mar, oceano, termas, piscina, banheiro), suportes como conchas, bacias, banheiras, tinas e acessórios de toalete feminina. Rompendo com as dicotomias tradicionais erguidas com base em estéticas fortemente contrastantes, esta leitura cruzada de textos e imagens visa complexificar nossas perspectivas críticas, fazendo com que visões institucionalizadas, visões iconoclásticas e visões “do cotidiano” dialoguem.

---

Original em francês.

Biografia do Autor

Susan Harrow, University of Bristol, UK

É Professora de Literatura Francesa na Universidade de Bristol, no Reino Unido, desde 2007. Dedica-se ao estudo da poesia e do romance do final do século XIX e século XX, com foco na in- ter-relação entre o modernismo literário e a cultura visual. Publicou. Além de inúmeros artigos, The Material, the Real and the Fractured Self: Subjectivity and Representation from Rimbaud to Réda (University of Toronto Press, 2004); Colourworks: Chromatic Innovation in Modern French Poetry (Bloomsbury Academic Press, 2020); Zola; La Curée (Universidade de Glasgow, 1998); Zola. the Body Modern: Pressures and Prospects of Representation (Legenda, 2010). Desenvolve projeto sobre o gênero espitolar e as cartas de escritores franceses, com bolsa da Leverhulme Trust. Foi Presidente da Society for French Studies (2010-2012). Em 2011 recebeu o título de Officier dans l’Ordre des Palmes Académiques.

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Harrow, S. (2021). Beautés balnéaires : figuration et transfiguration du réel dans la représentation visuelle et textuelle à la fin du XIXe siècle. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(54), 460–473. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.59723

Edição

Seção

Estudos Literários