Variação de registro na Internet: uma análise multidimensional

Autores

  • Douglas Biber Northern Arizona University
  • Jesse Egbert Brigham Young University

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.59614

Palavras-chave:

Registros da web, Linguagem da internet, Análise multidimensional, Registros híbridos, Variação de registro.

Resumo

Grande parte das pesquisas linguísticas sobre a internet tem como base o estudo de características linguísti­cas específicas que ocorrem na linguagem da internet (por exemplo, o uso de emoticons, abreviaturas, con­trações e acrônimos) e também os “novos” registros da internet, aqueles mais evidentes, como por exemplo, blogs, fóruns da Internet, mensagens instantâneas e tweets. A análise multidimensional (AMD) já foi utilizada para investigar registros da internet, principalmente na análise de características gramaticais fundamentais, como por exemplo, substantivos, verbos e preposições. Uma pesquisa de cunho multidimensional difere de forma teórica e metodológica da maioria das abordagens de pesquisa no campo da linguística na medida em que ela se constrói a partir da noção de coocorrência linguística, que defende a ideia de que as diferen­ças entre registros podem ser descritas de forma mais adequada quando consideramos os conjuntos de características linguísticas que possuem base funcional. Contudo, a maioria dos estudos multidimensionais já realizados anteriormente são semelhantes a outras pesquisas sobre os novos registros da internet, como por exemplo, blogs, posts do Facebook/Twitter e mensagens de e-mail. Estes são os registros que quase sempre associamos com a internet, e por isso faz sentido que eles sejam o foco da maioria das pesquisas já realizadas. No entanto, isso só mostra como sabemos pouco sobre a complexidade dos registros encontra­dos na web e os padrões de variação linguística entre eles. Este é o objetivo do presente estudo. Em vez de começar com o foco nos novos registros que são considerados interessantes por natureza, analisamos uma amostra representativa de toda a web. Os usuários finais codificaram as características situacionais e comu­nicativas de cada documento do corpus, levando a uma gama muito mais ampla de categorias de registro do que as utilizadas em qualquer outro estudo feito anteriormente: oito categorias gerais; várias categorias de registros híbridos; e vinte e sete categorias de registros específicos. Esta abordagem é capaz de gerar uma amostra muito mais inclusiva e diversificada de registros da web do que qualquer outro estudo já realizado em língua inglesa. O objetivo deste estudo é documentar os padrões de variação linguística que subjazem esses registros. Por meio da AMD, revelamos as dimensões da variação linguística da web e as semelhanças e diferenças entre os registros que compõem essas dimensões.

---

Tradução de Patrícia Pereira Bértoli, Simone Vieira Resende e Flávia Azeredo-Cerqueira.

Biografia do Autor

Douglas Biber, Northern Arizona University

É professor regente de inglês (Linguística Aplicada) na Northern Arizona University. O foco de sua pesquisa tem sido em linguística de corpus, gramática da língua inglesa e variação de regis­tro (em inglês e cross-linguística; sincrônica e diacrônica). Tem mais de 200 artigos de pesquisa publicados, 8 livros editados e 15 livros e monografias de autoria; estes incluem um livro sobre Registro, Gênero e Estilo (Cambridge, 2009), a coautoria da Gramática da Longman de Inglês Falado e Escrito (1999), e outros livros acadêmicos sobre complexidade gramatical em inglês acadêmico (Cambridge, 2016), registros universitários americanos (Benjamins, 2006), análise de discurso baseada em corpus (Benjamins, 2007) e Análises Multidimensionais de variação de registro (Cambridge 1988, 1995).

Jesse Egbert, Brigham Young University

É professor assistente do Departamento de Linguística e Língua Inglesa na Northern Arizona University. Sua pesquisa tem foco na variação linguística entre registros, particularmente escrita acadêmica e linguagem da Internet. Também está interessado em questões metodológicas em linguística de corpus, incluindo desenho de corpus, métodos estatísticos e triangulação metodo­lógica, que é o tema de um volume próximo, coeditado com Paul Baker, intitulado Abordagens em Triangulação Metodológicas em Pesquisas de Linguística de Corpus.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Biber, D., & Egbert, J. (2021). Variação de registro na Internet: uma análise multidimensional. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(53), 383–438. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.59614