Que corpo é esse? A cidade e o real no conto “A unha encravada e o esmalte” (2016), de Allan da Rosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.59528

Palavras-chave:

Representação, Realismo, Ficção contemporânea, Allan da Rosa.

Resumo

Tendo como ponto de partida a discussão das formas de realização do realismo na ficção brasileira contemporânea, a reflexão aqui apresentada propõe uma análise do conto “A unha encravada e o esmalte”, de Allan da Rosa, de modo a observar como a fragmentação do corpo atua na representação da cidade e de suas desigualdades, tendo como cenário as passeatas que se realizaram em todo o Brasil, em junho de 2013. A leitura parte da hipótese de que o conto assume, nos termos propostos por Tania Pellegrini (2018), uma postura realista sustentada em um posicionamento crítico que promove uma “representação em profundidade” da constituição social, fazendo uso de recursos estéticos pautados não na narração de fatos ou na descrição de espaços, mas na captura do modo como cada corpo se relaciona com o espaço e com outros corpos. Sob esse aspecto, a análise aqui realizada coloca em evidência a deformação do corpo como instrumento central na composição da narrativa, projetando-se na representação da cidade e das estruturas sociais que a compõem como corpo fragmentado e desigual.

Biografia do Autor

Juliana Santini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

É Livre-docente em Literatura Brasileira, Professora Associada do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Univer- sidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Desenvolve projeto de pesquisa na área de Literatura Brasileira, com publicações e orientações relacionadas aos temas: re- gionalismo na literatura brasileira (séculos XX e XXI); realidade e representação na literatura bra- sileira contemporânea; trânsito, deslocamento e imobilidade na narrativa brasileira do século XXI.

Downloads

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Santini, J. (2021). Que corpo é esse? A cidade e o real no conto “A unha encravada e o esmalte” (2016), de Allan da Rosa. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(54), 580–592. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.59528

Edição

Seção

Estudos Literários