Da revista ao livro: Brandão entre o mar e o amor (1941), ficção coletiva e realismo na Geração de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.58857

Palavras-chave:

Realismo, Jornalismo, Romance coletivo, História literária, Geração de 1930.

Resumo

A publicação no início dos anos 1940, na revista Diretrizes, de Brandão entre o mar e o amor, assinado por Jorge Amado, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Aníbal Machado e Rachel de Queiroz, teve de obedecer aos limites impostos pela censura do Estado Novo, que procurava subordinar as publicações às conveniências das alianças externas do país num tempo de guerra. Misto de projeto de ficção e de engajamento dos leitores numa campanha jornalística e publicitária, a obra expõe também projetos literários realistas concorrentes dentro da Geração de 1930. As inconsistências da trama e os contrastes formais permitem observar como escritores que são aproximados pela tradição e pelo cânone expressam culturas, posições políticas e interesses nem sempre conciliáveis. Por outro lado, a falta de unidade na obra expõe também características da literatura pensada para ser lida, primeiramente, em periódicos, e não em livros.

Biografia do Autor

Haroldo Ceravolo Sereza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

É Graduado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela Escola de Comunica- ção e Artes da Universidade de São Paulo, e Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas também da USP, com a tese O Brasil na Internacional Naturalista; adequação da estética, do método e da temática naturalistas no romance brasileiro do século 19. Atualmente, é Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de São Carlos, editor-chefe do site Opera Mundi e sócio fundador da editora Alameda. É au- tor de Trinta e tantos livros sobre a mesa (Oficina Raquel, 2018) e organizador, com Marina Terra, de O mundo em movimento; Melhores reportagens de Opera Mundi (Alameda, 2014).

Downloads

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Sereza, H. C. (2021). Da revista ao livro: Brandão entre o mar e o amor (1941), ficção coletiva e realismo na Geração de 1930. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(54), 513–526. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.58857

Edição

Seção

Estudos Literários