Narrar/Editar: faces do realismo refratado em De mim já nem se lembra (2007), de Luiz Ruffato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.58780

Palavras-chave:

Luiz Ruffato, Narrar/Editar, Realismo refratado, Escrita epistolar, Ditadura.

Resumo

Este artigo propõe a leitura do romance De mim já nem se lembra (2007), de Luiz Ruffato, a partir da perspectiva do realismo refratado, por meio da qual há a possibilidade de criação e atribuição de valor aos modos de vida de sujeitos esquecidos pela história. Ao entrecruzar instâncias narrativas distintas, tanto pela narração autodiegética quanto pela editoração de supostas cartas de autoria de José Célio, irmão do narrador, Ruffato revitaliza formas distintas de representar e de problematizar o real. Nessas articulações entre diferentes estratégias de apropriação realistas, destacam-se as epístolas, cuja escrita registra a vida cotidiana de um sujeito comum, que presencia e vivencia experiências da ditadura civil-militar. Por fim, com base nos estudos da nova história, constatam-se outras dimensões dos anos de chumbo por meio de “pormenores concretos” nas epístolas, bem como a narração, que impossibilitados de representar o real per se, configuram-se refratários.

Biografia do Autor

Paulo Alberto da Silva Sales, Instituto Federal Goiano (Campus Avançado Hidrolândia) / Universidade Estadual de Goiás (Campus Cora Coralina)

É Professor de Linguagens do Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia, e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade, da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina. É Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2014), com a tese intitulada Sob o signo da escritura: ficção-crítica, biografia e história em Harol- do Maranhão. Realizou estágio pós-doutoral também na UFG (2017-2018), sob supervisão da Profa Dra Zênia de Faria. Em 2021, desenvolve o segundo estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, na Universidade Federal Fluminense, sob supervisão da Profa Dra Ida Alves e cossupervisão da Profa Dra Celia Pedrosa. Investiga aspectos da recente poesia brasileira e portuguesa, detendo-se em poéticas situadas entre 1980 e 2020, e as teorias e críticas na narrativa brasileira e portuguesa contemporânea.

Downloads

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Sales, P. A. da S. (2021). Narrar/Editar: faces do realismo refratado em De mim já nem se lembra (2007), de Luiz Ruffato. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(54), 553–566. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.58780

Edição

Seção

Estudos Literários