Discurso, biopolítica e modos de subjetivação do idoso na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56909

Palavras-chave:

Discurso, Subjetividades idosas, Pandemia, Biopolítica.

Resumo

Neste artigo, problematizamos, em discursividades da pandemia da COVID-19, a elaboração de subjetivida­des idosas como alvo de uma biopolítica. O percurso analítico partiu das teorizações foucaultianas sobre o discurso e o sujeito, articulando pressupostos teórico-metodológicos do campo dos estudos da linguagem e de outras áreas das ciências sociais. Interrogando os mecanismos linguísticos, os jogos de memória e os efeitos de sentido que singularizam gestos de interpretação da pandemia que colocam os modos de subje­tivação do idoso em posição referencial, objetivamos mostrar diferentes regimes de verdade e suas relações de saber e poder materializadas nos enunciados do acontecimento discursivo da pandemia.

Biografia do Autor

Marluce Pereira Silva, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

É professora da Universidade Federal da Paraíba/UFPB junto ao Departamento de Jornalismo. Possui Doutorado e Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Paulista de São Pau­lo UNESP/ Araraquara. Atua como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/PPGEL/UFRN, com orientações e pesquisas nos eixos temáticos: Discurso e Mídia, Formação de professores, Diversidade cultural no contexto escolar e em outros contextos institucionalizados. Professora permanente do Programa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Edgley Freire Tavares, Universidade Estadual do Rio grande do Norte/UERN

É doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docen­te no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central. Membro do GEDUERN - Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Desenvolve estudos em torno de práticas discursivas contemporâneas estabelecendo uma arqueologia e uma genealogia da sociedade brasileira em seu funcionamento político e democrático.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Silva, M. P., & Tavares, E. F. (2021). Discurso, biopolítica e modos de subjetivação do idoso na pandemia. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(53), 344–361. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56909