Inglês à mão: prática online de língua inglesa em tempos de distanciamento social

Marina Borges Muriana, Solange Lopes Vinagre Costa

Resumo


A pandemia do COVID-19 acentuou a urgência, já observada no contexto escolar presencial, do desenvolvi­mento de atividades e práticas docentes que possam abarcar estratégias de ensino-aprendizagem profícuas para um ambiente educacional exclusivamente virtual. Evidenciou também a importância de que as práticas de ensino reflitam as necessidades da contemporaneidade para a construção de um conhecimento in vivo (NICOLESCU, 2013), que é fluido, adaptável, em movimento. Trouxe, ainda, a necessidade de tratarmos aspectos da vida muitas vezes apartados do ambiente educacional, como a incerteza e a imprevisibilidade (MORIN, 2015). Nesse contexto, desenvolvemos a pesquisa apresentada neste artigo, a qual interpretamos a partir da abordagem metodológica hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017). Articulando elementos da aprendizagem móvel (SACCOL et al., 2011) aos construtos da complexidade (MORIN, 2015) e da transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2013), foi desenvolvida a situação de ensino-aprendizagem de inglês objeto desta pesquisa. Realizada no ambiente virtual do WhatsApp, contou com a participação de sete alunos adultos com níveis de proficiência diferentes durante duas semanas.


Palavras-chave


Transdisciplinaridade; Complexidade; Ensino-aprendizagem de inglês; Aprendizagem móvel.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56893

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/matraga


Matraga é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre DRJI MIAR BASE Logo University of Texas Libraries   UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB Google Acadêmico DOAJ Journal Tocs DOAJ


Licença Creative Commons

A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.