Inglês à mão: prática online de língua inglesa em tempos de distanciamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56893

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Complexidade, Ensino-aprendizagem de inglês, Aprendizagem móvel.

Resumo

A pandemia do COVID-19 acentuou a urgência, já observada no contexto escolar presencial, do desenvolvi­mento de atividades e práticas docentes que possam abarcar estratégias de ensino-aprendizagem profícuas para um ambiente educacional exclusivamente virtual. Evidenciou também a importância de que as práticas de ensino reflitam as necessidades da contemporaneidade para a construção de um conhecimento in vivo (NICOLESCU, 2013), que é fluido, adaptável, em movimento. Trouxe, ainda, a necessidade de tratarmos aspectos da vida muitas vezes apartados do ambiente educacional, como a incerteza e a imprevisibilidade (MORIN, 2015). Nesse contexto, desenvolvemos a pesquisa apresentada neste artigo, a qual interpretamos a partir da abordagem metodológica hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017). Articulando elementos da aprendizagem móvel (SACCOL et al., 2011) aos construtos da complexidade (MORIN, 2015) e da transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2013), foi desenvolvida a situação de ensino-aprendizagem de inglês objeto desta pesquisa. Realizada no ambiente virtual do WhatsApp, contou com a participação de sete alunos adultos com níveis de proficiência diferentes durante duas semanas.

Biografia do Autor

Marina Borges Muriana, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

É professora de língua inglesa, gestora de escola de idiomas e doutoranda (Bolsista CNPq/ PU­C-SP) na linha de Linguagem e Tecnologia. É mestre pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa em elaboração de material didático para ensino de língua inglesa. É mem­bro do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade desde 2016. Possui bacharelado em Letras Português-Inglês e licenciatura em ambas as línguas pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência com coordenação pedagógica, tradu­ção, desenvolvimento docente, elaboração de material didático e uso de tecnologias digitais no ensino de línguas.

Solange Lopes Vinagre Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

É doutoranda (Bolsista CAPES/PUC-SP) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lin­guística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Comple­xidade. Possui mestrado em Linguística Aplicada pela PUC-SP na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia. Também possui especialização lato sensu em Tradução pela USP e graduação em Letras Inglês-Português, com habilitação em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero­-Americana. Leciona inglês em escolas de idiomas há 30 anos e possui vasta experiência como tradutora, revisora e intérprete de conferência. Também possui experiência com o uso de tec­nologias digitais no ensino-aprendizagem de inglês e com o desenvolvimento de professores.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Muriana, M. B., & Costa, S. L. V. (2021). Inglês à mão: prática online de língua inglesa em tempos de distanciamento social. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(53), 234–247. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56893