“E daí?”: produções multimodais sobre vidas perdidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56892

Palavras-chave:

Metáfora conceptual, Integração conceptual, Produções multimodais, Governo brasileiro, COVID-19.

Resumo

Análises de duas produções multimodais sobre a conduta do presidente do Brasil frente à COVID-19 à luz da Teoria da Metáfora e da Integração Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FAUCONNIER; TURNER, 2002; FORCEVILLE, 2006, 2008), a fim de descrever estruturas e processos cognitivos subjacentes à construção de sentidos dos objetos selecionados. As análises revelam redes de escopo duplo em ambas as representações conceptuais das produções, que objetivam, por meio da mesclagem de sinais linguístico, imagético, gestual e sonoro contar uma história de vulnerabilidade e perdas ocasionadas pela postura negacionista e leviana do chefe da nação.

Biografia do Autor

Sandra Pereira Bernardo, UERJ

É graduada em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mes­tre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva e lidera o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição – NELUC. Atualmente, é Coordenadora da Área de Estudos de Língua do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ.

Naira de Almeida Velozo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É graduada em Letras – Português/Italiano (2009) e mestre em Letras, área de concentração em Linguística (2012), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e doutora em Le­tras Vernáculas, área de concentração em Língua Portuguesa (2015), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Professora Adjunta da UERJ, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e na pós-graduação. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva e integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição – NELUC. Atualmente, é Vice-Diretora do Instituto de Letras da UERJ.

Bruna de Morais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É bacharel em Letras - Português/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020), Licencianda em Letras - Português Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, monitora da disciplina Linguística III - Linguagem e Sociedade do Instituto de Letras da UERJ. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Bernardo, S. P., Velozo, N. de A., & Morais, B. de. (2021). “E daí?”: produções multimodais sobre vidas perdidas. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(53), 329–343. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56892