Aulas de Idiomas e incomunicação na educação superior tecnológica: ensino online em um contexto de incertezas

Gleice de Divitiis Rosa

Resumo


Repentinamente e sem quaisquer avisos, a pandemia de COVID-19, no ano de 2020, obrigou docentes de todas as partes do planeta a se reinventarem e a reconstruírem as suas práticas. Diante desse contexto de incertezas, as plataformas online de ensino-aprendizagem (muitas adaptadas para essa finalidade) surgiram como a única alternativa para manter as aulas nesse panorama de escolas e universidades fechadas, em que a interação professor-aluno é feita exclusivamente por meio de um dispositivo com acesso à internet. Nesse aspecto, as aulas de idiomas tiveram que ser replanejadas para que atividades de conversação e compre­ensão auditiva não fossem impactadas. No entanto, todo esse cenário descrito é um terreno fértil para o fenômeno da incomunicação, definido por Wolton (2006) como falhas no processo de comunicação. Assim, o presente trabalho terá como objetivo investigar as aulas de Inglês e Comunicação e Expressão ministradas em uma faculdade pública de tecnologia, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, e verificar como a incomunicação pode prejudicar a condução das aulas online. Tratar-se-á, portanto, de um estudo de caso, baseado nas obras de Menezes (2005), Wolton (2006, 2011), Künsch (2007), Yin (2015), Carneiro et al. (2020) e Santos (2020). Como resultados, verificou-se que o principal gerador de incomunicação nas aulas remotas é a ausência/queda da conexão com a internet, seguida de outros fatores.


Palavras-chave


Incomunicação; Idiomas; Ensino superior; Aulas online; Pandemia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56814

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/matraga


Matraga é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre DRJI MIAR BASE Logo University of Texas Libraries   UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB Google Acadêmico DOAJ Journal Tocs DOAJ


Licença Creative Commons

A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.