Aulas de Idiomas e incomunicação na educação superior tecnológica: ensino online em um contexto de incertezas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56814

Palavras-chave:

Incomunicação, Idiomas, Ensino superior, Aulas online, Pandemia.

Resumo

Repentinamente e sem quaisquer avisos, a pandemia de COVID-19, no ano de 2020, obrigou docentes de todas as partes do planeta a se reinventarem e a reconstruírem as suas práticas. Diante desse contexto de incertezas, as plataformas online de ensino-aprendizagem (muitas adaptadas para essa finalidade) surgiram como a única alternativa para manter as aulas nesse panorama de escolas e universidades fechadas, em que a interação professor-aluno é feita exclusivamente por meio de um dispositivo com acesso à internet. Nesse aspecto, as aulas de idiomas tiveram que ser replanejadas para que atividades de conversação e compre­ensão auditiva não fossem impactadas. No entanto, todo esse cenário descrito é um terreno fértil para o fenômeno da incomunicação, definido por Wolton (2006) como falhas no processo de comunicação. Assim, o presente trabalho terá como objetivo investigar as aulas de Inglês e Comunicação e Expressão ministradas em uma faculdade pública de tecnologia, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, e verificar como a incomunicação pode prejudicar a condução das aulas online. Tratar-se-á, portanto, de um estudo de caso, baseado nas obras de Menezes (2005), Wolton (2006, 2011), Künsch (2007), Yin (2015), Carneiro et al. (2020) e Santos (2020). Como resultados, verificou-se que o principal gerador de incomunicação nas aulas remotas é a ausência/queda da conexão com a internet, seguida de outros fatores.

Biografia do Autor

Gleice de Divitiis Rosa, Universidade Metodista de São Paulo e Faculdade de Tecnologia de São Paulo

É professora na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), unidade de Osas­co, onde também é responsável pelo Departamento de Comunicação e pela organização de eventos acadêmicos. É licenciada em Letras (Inglês/Português), especialista em Psicopedago­gia, MBA em Comunicação e Marketing, mestre e doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como professora universitária desde 2006, em disciplinas relacionadas aos campos de Comunicação Social, Língua Inglesa, Língua Portu­guesa, Didática, Prática de Ensino e Trabalho de Conclusão de Curso. É pesquisadora na área de Comunicação Social, principalmente, no que se refere à incomunicação, desinformação e à mídia local.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Rosa, G. de D. (2021). Aulas de Idiomas e incomunicação na educação superior tecnológica: ensino online em um contexto de incertezas. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(53), 257–268. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56814