A circulação do discurso especializado como parte dos fluxos de desinformação sobre a COVID-19 no WhatsApp

Autores

  • Eloisa J C Klein Universidade Federal do Pampa
  • Geane Valesca da Cunha Klein Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56313

Palavras-chave:

Discurso, Fake news, WhatsApp.

Resumo

O texto analisa lógicas presentes na circulação do discurso perito em meio à disseminação de desinformação sobre a COVID-19, a partir de vídeos compartilhados no WhatsApp, no período de março a maio de 2020. Os vídeos que circulam em mídias sociais acionam vozes peritas fora do texto do jornalismo (onde estariam representadas como fontes) e fora da comunicação profissional (em que seriam agenciadas por assessorias), o que cria um efeito de autenticidade e espontaneidade. Com o procedimento da semântica global e a análise dos fluxos de desinformação, analisamos as cenografias enunciativas nas quais o discurso perito se institui, verificando como a projeção de um ‘eu’, em uma cenografia própria, age para efetivar os conceitos que ela sustenta, além de favorecer a sedimentação dos conteúdos tratados pelos falantes.

Biografia do Autor

Eloisa J C Klein, Universidade Federal do Pampa

É professora na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Possui Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com dou­torado sanduíche pela Florida State University, Tallahassee, EUA. Graduada em Comunicação Social-Jornalismo e especialista em Humanidades pela Universidade Regional do Noroeste d R i o Grande d o Sul (Unijuí) Atuou como jornalista e foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Tem experiência no ensino e pesquisa de midiativismo, jornalismo alternativo, mídia digital, audiovisual, mídias sociais e opinião pública. Grupos de Pesquisa: Marginália e Circuitos de infotenimento, representações e discursos.

Geane Valesca da Cunha Klein, Universidade Federal de Rondônia

É professora na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho. Possui doutorado em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFC).É membro do Grupo de Pesquisa Filologia e Modernidades(UNIR) realizando pesquisas e orientações relacionadas à Linha de Pesquisa “Linguagens, educação e mídias”. Também é membro do grupo Circuitos de infotenimento, representações e discursos. Exerce a função de editora da Revista do Centro de Estudos da Linguagem (Re-Unir), da Universidade Federal de Rondônia. Atua no ensino superior em disciplinas das áreas de linguística, língua portuguesa e formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Klein, E. J. C., & Klein, G. V. da C. (2021). A circulação do discurso especializado como parte dos fluxos de desinformação sobre a COVID-19 no WhatsApp. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(53), 282–297. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56313