A circulação do discurso especializado como parte dos fluxos de desinformação sobre a COVID-19 no WhatsApp
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56313Palavras-chave:
Discurso, Fake news, WhatsApp.Resumo
O texto analisa lógicas presentes na circulação do discurso perito em meio à disseminação de desinformação sobre a COVID-19, a partir de vídeos compartilhados no WhatsApp, no período de março a maio de 2020. Os vídeos que circulam em mídias sociais acionam vozes peritas fora do texto do jornalismo (onde estariam representadas como fontes) e fora da comunicação profissional (em que seriam agenciadas por assessorias), o que cria um efeito de autenticidade e espontaneidade. Com o procedimento da semântica global e a análise dos fluxos de desinformação, analisamos as cenografias enunciativas nas quais o discurso perito se institui, verificando como a projeção de um ‘eu’, em uma cenografia própria, age para efetivar os conceitos que ela sustenta, além de favorecer a sedimentação dos conteúdos tratados pelos falantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.