Poesia e racismo em tempos de COVID-19

Autores

  • Júlia Fernandes Caixeta Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56265

Palavras-chave:

Racismo de Estado, Pandemia, Poesia.

Resumo

Este artigo pretende falar de poesia em tempos de incerteza: pandemia, preconceito e política, e, busca ve­rificar como o testemunho do racismo, da necropolítica e do biopoder, em tempo de COVID-19, tem afetado à população negra ao debruçar-se sobre a seguinte questão: por que ainda é necessário dizer que as vidas negras importam? Com o intuito de estabelecer um diálogo no campo teórico, o estudo traz à luz da reflexão conceito relacionado ao biopoder, na acepção de Michel Foucault e o conceito de necropolítica veiculado por Achille Mbembe, além de outras críticas, aportes teóricos e estudos pertencentes aos campos da teoria literária e dos estudos culturais.

Biografia do Autor

Júlia Fernandes Caixeta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É especialista em Literaturas Vernáculas: Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2019). É aluna especial da turma de mestrado: Narrativa Por­tuguesa Contemporânea III (UFRJ -2021). Pesquisa a escritora portuguesa: Teolinda Gersão. Tem vasta experiência, com ênfase em ministrar aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Es­crita/ Reescrita, presenciais ou à distância para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio / EJA. Participou de vários congressos e colóquios internacionais de Programas de Pós-graduação na área de Letras. Atua como professora particular e convidada no ensino de Língua Portuguesa, Redação e Literatura.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Caixeta, J. F. (2021). Poesia e racismo em tempos de COVID-19. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(53), 362–370. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56265