A articulação de estruturas sintáticas como fio condutor para a construção do(s) sentido(s) do texto

Autores

  • Keyla Silva Rabêlo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53269

Palavras-chave:

Análise textual, Sintaxe, Escrita.

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar uma análise de texto baseada em procedimentos formais da sintaxe a serviço da estruturação do significado textual. Como corpus de análise, foi selecionado um texto publicado em 2016 em um portal virtual de notícias. Na análise de dados, apoiamo-nos, principalmente, em discussões realizadas no âmbito das Teorias do Texto (GERALDI, 1997; KOCH, 2010) e das Teorias Gramaticais (AZERE­DO, 2010; NEVES, 2016). Os resultados apontam para a importância de um trabalho com gramática que leve o sujeito à tomada de consciência dos recursos disponíveis na língua – sintáticos, lexicais, semânticos – a fim de que possa usá-los como ferramenta para o desenvolvimento de sua capacidade crítico-reflexiva em relação às questões de leitura, produção e compreensão de texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyla Silva Rabêlo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação (Linha Filosofia, Linguagens e Práxis Pedagógica) pela Universidade Federal da Bahia. Possui Especialização em Leitura e Produção Textual na escola pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004), graduação em Letras (2006) e em Pedagogia (2001), ambas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Possui experiência docente nas esferas pública e privada (educação básica) e, atualmente, ministra aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia- Campus Eunápolis. Interessa-se por pesquisas cujas temáticas discutam questões referentes ao ensino de Língua Portuguesa, à leitura e produção textual, às teorias da linguagem e do discurso e à formação de professores e linguagem e de(s)colonialidades. Atua como pesquisadora no Baobá:grupo de esrudos em ancestralidade e pensamento de(s)colonial (IFBA campus Eunápolis) e Grupo de Pesquisa Linguagens e Descolonialidades (GPLeD - UFMT)

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

RABÊLO, Keyla Silva. A articulação de estruturas sintáticas como fio condutor para a construção do(s) sentido(s) do texto. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 28, n. 52, p. 54–65, 2021. DOI: 10.12957/matraga.2021.53269. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/53269. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos