A articulação de estruturas sintáticas como fio condutor para a construção do(s) sentido(s) do texto
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53269Palavras-chave:
Análise textual, Sintaxe, Escrita.Resumo
A proposta deste trabalho é apresentar uma análise de texto baseada em procedimentos formais da sintaxe a serviço da estruturação do significado textual. Como corpus de análise, foi selecionado um texto publicado em 2016 em um portal virtual de notícias. Na análise de dados, apoiamo-nos, principalmente, em discussões realizadas no âmbito das Teorias do Texto (GERALDI, 1997; KOCH, 2010) e das Teorias Gramaticais (AZEREDO, 2010; NEVES, 2016). Os resultados apontam para a importância de um trabalho com gramática que leve o sujeito à tomada de consciência dos recursos disponíveis na língua – sintáticos, lexicais, semânticos – a fim de que possa usá-los como ferramenta para o desenvolvimento de sua capacidade crítico-reflexiva em relação às questões de leitura, produção e compreensão de texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.