A articulação de estruturas sintáticas como fio condutor para a construção do(s) sentido(s) do texto

Autores

  • Keyla Silva Rabêlo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53269

Palavras-chave:

Análise textual, Sintaxe, Escrita.

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar uma análise de texto baseada em procedimentos formais da sintaxe a serviço da estruturação do significado textual. Como corpus de análise, foi selecionado um texto publicado em 2016 em um portal virtual de notícias. Na análise de dados, apoiamo-nos, principalmente, em discussões realizadas no âmbito das Teorias do Texto (GERALDI, 1997; KOCH, 2010) e das Teorias Gramaticais (AZERE­DO, 2010; NEVES, 2016). Os resultados apontam para a importância de um trabalho com gramática que leve o sujeito à tomada de consciência dos recursos disponíveis na língua – sintáticos, lexicais, semânticos – a fim de que possa usá-los como ferramenta para o desenvolvimento de sua capacidade crítico-reflexiva em relação às questões de leitura, produção e compreensão de texto.

Biografia do Autor

Keyla Silva Rabêlo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação (Linha Filosofia, Linguagens e Práxis Pedagógica) pela Universidade Federal da Bahia. Possui Especialização em Leitura e Produção Textual na escola pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004), graduação em Letras (2006) e em Pedagogia (2001), ambas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Possui experiência docente nas esferas pública e privada (educação básica) e, atualmente, ministra aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia- Campus Eunápolis. Interessa-se por pesquisas cujas temáticas discutam questões referentes ao ensino de Língua Portuguesa, à leitura e produção textual, às teorias da linguagem e do discurso e à formação de professores e linguagem e de(s)colonialidades. Atua como pesquisadora no Baobá:grupo de esrudos em ancestralidade e pensamento de(s)colonial (IFBA campus Eunápolis) e Grupo de Pesquisa Linguagens e Descolonialidades (GPLeD - UFMT)

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Rabêlo, K. S. (2021). A articulação de estruturas sintáticas como fio condutor para a construção do(s) sentido(s) do texto. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(52), 54–65. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53269

Edição

Seção

Estudos Linguísticos