A moralização da morte no Theatrum Sacrum de Antônio Vieira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53259

Palavras-chave:

Antônio Vieira, Morte, Sermões, Retórica.

Resumo

O presente artigo traz algumas reflexões preliminares sobre o lugar da morte e o florescimento do macabro no imaginário social entre os séculos XVI e XVII, a partir do diálogo com as obras de Delumeau, Arriès, Mâle e Chanu, dentre outros. Em seguida, examina-se a grande difusão da imagem do corpo na cultura seiscentista, que traz como corolário o papel de destaque da anatomia, a qual transcende o âmbito das práticas médicas e invade outros campos do saber, revestindo-se de sentidos metafóricos, tal como na expressão “anatomia moral”, muito empregada na época. Para abordar o lugar do púlpito na difusão do conceito de morte propagado pelo catolicismo no século XVII, será analisada a obra sermonística do jesuíta Antônio Vieira, tendo como foco a sua construção de um me­mento mori a partir da retomada do lugar-comum bíblico de que o homem é pó e ao pó voltará, tão reciclado por pregadores e poetas do período. Esse tema escritural é desenvolvido nos três sermões vieirianos da Quarta-Feira de Cinzas, que são discutidos na parte final deste texto.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Machado de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), graduação em Didática Especial da Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de literatura brasileira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: letras seiscentistas, retórica, Antônio Vieira, Gregório de Matos, alegoria. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Prociência UERJ/FAPERJ. Entre suas atividades, podem-se mencionar: consultora ad hoc para avaliação de programas de pós-graduação e qualis livros da CAPES, parecerista ad hoc do CNPq e da FAPERJ .

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Oliveira, A. L. M. de. (2021). A moralização da morte no Theatrum Sacrum de Antônio Vieira. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(52), 178–191. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53259

Edição

Seção

Estudos Literários