A organização argumentativa no aconselhamento do pastor Silas Malafaia sobre o candidato à presidência Fernando Haddad
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53236Palavras-chave:
Discurso religioso, Discurso político, Argumentação.Resumo
Este artigo visa estudar a organização argumentativa de um aconselhamento do pastor Silas Malafaia publicado nas redes sociais e abordar a articulação entre os domínios de prática discursiva religioso e político nessa publicação. Trata-se de um vídeo publicado pelo pastor Silas Malafaia, no qual ele aconselha os internautas a não votarem no então candidato à presidência da República do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad. Adotamos, para isso, como eixo teórico a Análise Semiolinguística de Charaudeau. Tal estudo nos permitiu identificar como o discurso de Malafaia concilia componentes dos domínios religioso e político, recorrendo a categorias linguísticas e discursivas, ordenadas em função da finalidade de incitação, e submetidas à organização argumentativa do discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.