A organização argumentativa no aconselhamento do pastor Silas Malafaia sobre o candidato à presidência Fernando Haddad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53236

Palavras-chave:

Discurso religioso, Discurso político, Argumentação.

Resumo

Este artigo visa estudar a organização argumentativa de um aconselhamento do pastor Silas Malafaia pu­blicado nas redes sociais e abordar a articulação entre os domínios de prática discursiva religioso e político nessa publicação. Trata-se de um vídeo publicado pelo pastor Silas Malafaia, no qual ele aconselha os in­ternautas a não votarem no então candidato à presidência da República do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad. Adotamos, para isso, como eixo teórico a Análise Semiolinguística de Charaudeau. Tal estudo nos permitiu identificar como o discurso de Malafaia concilia componentes dos domínios religioso e político, recorrendo a categorias linguísticas e discursivas, ordenadas em função da finalidade de incitação, e submetidas à organização argumentativa do discurso.

Biografia do Autor

Mônica Souza Melo, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG (2003), com Estágio de Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos, pela mesma instituição.

Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFV.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Melo, M. S. (2021). A organização argumentativa no aconselhamento do pastor Silas Malafaia sobre o candidato à presidência Fernando Haddad. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(52), 66–81. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53236

Edição

Seção

Estudos Linguísticos