Análise contrastiva da estrutura do sintagma nominal possessivizado no português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53146

Palavras-chave:

Análise contrastiva, SN possessivizado, Português brasileiro.

Resumo

Neste trabalho, comparamos resultados de três conjuntos de dados sobre a estrutura de sintagmas nominais possessivizados no português brasileiro falado, com especial atenção para os possessivos antepostos a nomes, como em sua casa, e possessivos pospostos a nomes, como em uma casa sua, de modo a observar se é possível apresentar uma generalização para o comportamento dessa estrutura na língua. Usamos como base para a comparação as descrições feitas por Neves (1993) e Franchi (1996), que trabalham com dados de fala do NURC, e dados de fala do banco Falares Sergipanos. Como método, adotamos o descritivo/infe­rencial, de modo a observar a distribuição e a associação entre os dados. Os testes de associação apontam que, em ambos os tipos de possessivos, há mais diferenças entre as três amostras e seus resultados do que semelhanças, o que não nos permite desenvolver uma generalização do comportamento desses SN para o português.

Biografia do Autor

Manoel Siqueira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS), no qual se encontra desde 2019. Tem interesse na área de Sociolinguística - com ênfase em aspectos fonéticos/fonológicos, morfossintáticos, sintáticos, semântico/pragmáticos, contatos linguísticos, variação e ensino de língua materna -, e em Linguística Funcional Centrada no Uso. 

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Siqueira, M. (2021). Análise contrastiva da estrutura do sintagma nominal possessivizado no português brasileiro. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(52), 25–43. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.53146

Edição

Seção

Estudos Linguísticos