Os falares sulista e fluminense de Antenor Nascentes e sua realidade nos dados do projeto AliB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.52738

Palavras-chave:

Projeto ALiB, Áreas lexicais, Antenor Nascentes.

Resumo

O artigo apresenta uma discussão acerca da divisão dialetal do Português Brasileiro proposta por Antenor Nascentes (1953). O texto objetiva discutir a divisão de Nascentes no que respeita aos subfalares sulista e fluminense, pautando-se em dados do léxico coletados para a elaboração do Atlas Linguístico do Brasil (CARDOSO et al., 2014). Para tanto, consideram-se análises realizadas por Romano (2015) e por Santos (2016) que caracterizam as áreas sob a perspectiva da variação lexical e dão indícios da necessidade de uma reformulação.

Biografia do Autor

Valter Pereira Romano, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Mestre em Estudos da Linguagem (2012) e Graduado em Letras Vernáculas (2009) nesta mesma instituição. Professor adjunto em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente credenciado no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. Pesquisador do Projeto Atlas Linguistico do Brasil.Desenvolve suas pesquisas na área de Dialetologia, Sociolinguística, Geolinguística.

Leandro Almeida dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Mestre em Língua e Cultura, pelo referido Programa. Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, pela UFBa. Licenciado e Bacharel em Letras Vernáculas, pela UFBa. Atua, como professor substituto, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), campus IV, em Jacobina. Atuou como professor substituto das disciplinas EDC A62 - Estágio Supervisionado I de Língua Portuguesa e EDC A63 - Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa - (FACED-UFBA). Atuou na Faculdade Montessoriano, em Salvador, como professor horista e, no Colégio Montessoriano, turmas do Ensino Médio. Atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq/UFBA), no projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB), entre agosto de 2010 e abril de 2013, e, até o presente momento, compõe a equipe de pesquisadores do referido Projeto, ocupando a função de inquiridor auxiliar. Dedica-se à diversidade dialetal e sociolinguística do Português Brasileiro, com ênfase nos processos semântico-lexicais e morfossintáticos, também tem interesse nas investigações sobre fronteiras dialetais do PB, além das investigações sobre a formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Romano, V. P., & Santos, L. A. dos. (2021). Os falares sulista e fluminense de Antenor Nascentes e sua realidade nos dados do projeto AliB. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(52), 82–101. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.52738

Edição

Seção

Estudos Linguísticos