Velhice, sexualidade e afeto em Diário da guerra do porco, de Adolfo Bioy Casares
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2021.52610Palavras-chave:
Velhice, Sexualidade, Afeto, Marginalização do idoso.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a temática da velhice a partir da análise de Diário da guerra do porco (1969), escrito pelo argentino Adolfo Bioy Casares. Além disso, busca examinar a abordagem conferida a expressões de sexualidade e afeto na idade madura, tomando-se por foco a caracterização de Isidoro Vidal, protagonista do romance. Para tanto, o estudo se vale das perspectivas teóricas de Simone de Beauvoir (2018) acerca da velhice, de Michel Foucault (1979; 1988) a respeito da sexualidade e das relações de poder e de Benedictus de Spinoza (2008) sobre a origem e a natureza dos afetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.