Filho da mãe: uma leitura feminista de “Meu tio o Iauaretê”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.51927

Palavras-chave:

Relação, Pensamento Feminista, Perspectivismo Indígena, “Meu tio o Iauaretê”.

Resumo

Este artigo constitui uma curta análise de “Meu tio o Iauaretê” (novela de João Guimarães Rosa publicada pela primeira vez em 1961) que busca aferir possíveis sentidos à relação que o texto de Rosa, por ser um diálogo, impõe formalmente e à relação como dispositivo gerador da individualidade do narrador-contador. Além disso, o artigo investe em uma leitura de “Meu tio o Iauaretê” enquanto performativa da escolha pela as­cendência materna do personagem-narrador. Este se determinará para além do hibridismo entre ser humano (e ter um pai) e ser onça (e ter uma mãe índia e um tio jaguaretê), reivindicando a materialidade específica do corpo que se transforma enquanto (se) narra como modo de aliar-se à linhagem da mãe. Para tanto, dialogarei com pensadoras feministas contemporâneas e com conceitos da Antropologia, em uma tentativa de criação de uma leitura politicamente motivada a partir do texto literário de Rosa.

Biografia do Autor

Carolina Correia dos Santos, UFRJ - PACC

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Foi pesquisadora Pos Doc Nota 10 - FAPERJ, entre 2016-2019; professora de Teoria Literária e Literatura Comparada entre 2014 e 2016 na UFRJ e professora de Filospfia no curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula. Atualmente, é pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ, sendo editora executiva da sua publicacão, Revista Z Cultural. 

Aguarda nomeação, impedida pela pandemia de covid-19, como professora adjunta de Teoria Literária na UERJ.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Correia dos Santos, C. (2021). Filho da mãe: uma leitura feminista de “Meu tio o Iauaretê”. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(52), 141–153. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.51927

Edição

Seção

Estudos Literários