Um estudo sobre as anáforas em hipertextos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.51844

Palavras-chave:

Referenciação, anáfora, hipertexto

Resumo

A literatura sobre os estudos dos processos anafóricos explora, comumente, a retomada de referentes em uma dada materialidade textual. Para além disso, a discussão proposta neste artigo parte da ideia de que os objetos de discurso de um texto podem ser transpostos para outras materialidades linguísticas. Nas constru­ções que caracterizam o hipertexto, por exemplo, apresenta-se uma dinamicidade de referentes que permite essa observação. Por isso, o objetivo desta abordagem é discutir sobre os processos referenciais anafóricos em textos veiculados em situações de hipertexto, cuja característica é a possibilidade de trânsito por diver­sas superfícies linguísticas. Para fundamentar esta análise, tem-se aporte nos estudos de Mondada e Dubois (2003) e Apothéloz (2003) para tratar da referenciação; Alves Filho et al (2017), Xavier (2010), entre outros autores, a fim de discorrer sobre o hipertexto. Para cumprir com o propósito em questão, foram analisadas notícias em que se percebeu o trânsito de referentes de uma superfície textual para outra. Nessa perspectiva, compreende-se que há espaço para a caracterização do que pode ser chamado de anáfora hipertextual, pois, da análise realizada, constatou-se a criação de uma rede anafórica entre os textos. Com isso, conclui-se que esse estudo pode ampliar o campo de visão dos processos referenciais anafóricos, com base na dinamicida­de das anáforas para a construção textual de sentidos.

Biografia do Autor

Wellington Gomes de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor da rede estadual do Ceará. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desenvolve pesquisas sobre retextualização e referenciação na perspectiva do ensino.

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN. Desenvolve pesquisas sobre referenciação, produção de texto e reescrita.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

de Souza, W. G., & Bezerra, L. de M. D. (2021). Um estudo sobre as anáforas em hipertextos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(52), 14–24. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.51844

Edição

Seção

Estudos Linguísticos