Lendo a quarentena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.51223

Palavras-chave:

Leitura, Diários, Quarentena.

Resumo

Este artigo é uma tentativa de abordar as práticas de leitura e escrita em momentos de emergência usando como método o ensaio pessoal, isto é, uma investigação, a partir de uma experiência individual mas com­partilhada, da relação entre sujeito e texto durante eventos que modificam a percepção de tempo e espaço. Parte-se dessa experiência compartilhada – a reclusão mais ou menos voluntária no primeiro semestre de 2020 em decorrência da pandemia mundial da Covid-19 – para investigar de que modo um evento como esse transforma a maneira como escolhemos e nos relacionamos com textos antigos e contemporâneos, artísticos e jornalísticos, com ênfase na leitura dos diários produzidos e publicados durante o primeiro semestre de 2020. O artigo também pretende fazer um mapeamento inicial e subjetivo dos textos testemunhais publicados sobre a pandemia. O objetivo não é construir uma tipologia atemporal das formas de leitura ou dos diários, mas descrever estratégias possíveis de leitura e escrita mediadas pela ideia de emergência.

Biografia do Autor

Lucas Bandeira de Melo Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ, faz pós doutorado no PACC/UFRJ, com bolsa da Faperj

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Publicado

2021-02-03

Como Citar

Carvalho, L. B. de M. (2021). Lendo a quarentena. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(52), 102–112. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.51223

Edição

Seção

Estudos Literários