Os géneros das provas académicas: entre discurso académico e discurso científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.50983

Palavras-chave:

discurso académico, discurso científico, género discursivo, lição, provas de agregação.

Resumo

É consensual a afirmação de Bakhtine de que falamos por géneros. A adoção deste postulado torna indispensável considerar o estatuto teórico do género e a área de atividade verbal a que se agrega, isto é, o tipo de discurso em que tem lugar. Por outras palavras, para analisar a linguagem em uso é necessário discutir o conceito de género de discurso, o que define um género, quais os parâmetros a considerar. O presente trabalho pretende, a propósito de um evento académico designado provas de agregação, determinar, descrever e explicar a categorização de um dos discursos, um género institucionalmente denominado Lição. Esta categorização é feita a partir da análise de um corpus e das perceções dos usuários sobre este género, no quadro de uma análise dos discursos.

Biografia do Autor

Maria Aldina Marques, CEHUM-Universidade do Minho (Portugal)

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Minho, Portugal. Tem experiência na área de Linguística.

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

Marques, M. A. (2020). Os géneros das provas académicas: entre discurso académico e discurso científico. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(50), 469–486. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.50983