Variações excêntricas do corriqueiro: The Vegetable, Scandalabra e a escrita dramática como espaço experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.49640

Palavras-chave:

The Vegetable, Scandalabra, Rubricas de teatro, Prosa modernista.

Resumo

The Vegetable, or From President to Postman e Scandalabra: A Farce Fantasy in a Prologue and Three Acts ainda hoje habitam o cânone dos Fitzgerald como obras de qualidade duvidosa devido ao fracasso de suas primeiras encenações – opinião esta que reflete a tendência de muitos pesquisadores em analisarem as duas peças de acordo com a tradição do teatro realista. Essa visão, no entanto, ignora por completo as expectati­vas do público da época, as tendências em voga no teatro que era produzido e encenado e, talvez ainda mais importante, o movimento de escrita modernista que mesclava convenções dramáticas e escrita em prosa para formular peças de natureza híbrida, os closet dramas. Este estudo analisa os dois textos dramáticos de acordo com a proposição do closet drama modernista para avaliar as rubricas criadas pelos autores enquanto um espaço de experimentação da escrita em prosa, buscando para isso paralelos com outras obras dramáti­cas que, escritas entre os anos 1920 e 1930, também flexibilizaram o espaço das rubricas.

Biografia do Autor

Marcela Lanius, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Estudos da Linguagem na PUC-Rio. É mestre em Estudos da Linguagem e bacharel em Letras com habilitação em Tradução pela mesma instituição. Durante a graduação, foi bolsista PIBIC e recebeu, por duas vezes consecutivas, a Menção Honrosa do Centro de Teologia e Ciências Humanas. Atua como tradutora e revisora. Sua tese propõe uma releitura crítica da obra literária de Zelda Sayre Fitzgerald, bem como uma tradução comentada da única peça teatral escrita pela autora e inédita na língua portuguesa. É membro da F. Scott Fitzgerald Society, Assistente Editorial do periódico Tradução em Revista e foi coeditora do número 24 da Revista escrita (PUC-Rio), com o tema “Vozes femininas: narrativas e reescritas literárias e artísticas”. 

Marcia A. P. Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, tendo realizado estágio pós-doutoral na Queen Mary University of London em 2012. Tradutora e professora, atua nos cursos de formação de tradutores e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras da PUC-Rio. É coeditora do periódico Tradução em Revista e compilou a base de dados sobre traduções brasileiras do cânone dramático shakespeariano disponível em www.dbd.puc-rio.br/shakespeare, da qual é gestora. Entre as publicações recentes, coorganizou a antologia bilíngue Palavra de tradutor/ The Translator's Word (EdUFSC, 2018).

Downloads

Publicado

2020-10-03

Como Citar

Lanius, M., & A. P. Martins, M. (2020). Variações excêntricas do corriqueiro: The Vegetable, Scandalabra e a escrita dramática como espaço experimental. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(51), 614–626. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.49640