A arlequimia em Mário de Andrade: crítica e prática de uma máscara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.49553

Palavras-chave:

Imaginário, Mário de Andrade, Arlequim.

Resumo

Os percursos críticos da Semana de Arte Moderna desencadeiam-se tanto nos textos produzidos pelos in­telectuais participantes no debate sobre o caminho da arte na época, como na fortuna crítica que as obras desses intelectuais suscitaram. O presente trabalho é uma interpretação crítica da prática artística de Mário de Andrade que interroga como a apropriação da figura do Arlequim, que atravessa sua obra, é transformada numa proposta estética e num amoldamento de artista. Olhando para o modo como a crítica percebeu o Ar­lequim dentro da escrita de Mário de Andrade, dialogamos com esses aspectos e propomos uma ampliação do significado dessa figura, pensando nos motivos da escolha dessa máscara por parte do escritor, e vendo-a como fundamento do ato improvisado de escrever e representar uma arte e uma identidade cuja totalidade seria impossível ainda no Brasil. Sob esse ponto de vista, Macunaíma seria um exemplo de arlequimização, cuja feição rapsódica indica já a proximidade com o improvisar de várias fontes símile à prática arlequinal da Commedia dell’arte. O Arlequim, essa figura central e irradiadora de metáforas, guia a poética de Mário de Andrade, realizando o artista nela a simbiose que propõe entre estética, práxis e vida.

Biografia do Autor

Ricardo Postal, Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Literatura do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Letras. Possui graduação em Letras, Português e Italiano, mestrado em Literatura Brasileira, com dissertação sobre o indianismo de José de Alencar, e doutorado também em Literatura Brasileira, com tese sobre a figura do Arlequim na poética de Mário de Andrade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Romantismo, Modernismo, Cultura Brasileira e Identidade Nacional.

Downloads

Publicado

2020-10-03

Como Citar

Postal, R. (2020). A arlequimia em Mário de Andrade: crítica e prática de uma máscara. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(51), 587–600. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.49553