“Vago, longínquo, mas pontual como sempre”: um breve olhar sobre a ensaística joyciana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.49444

Palavras-chave:

Ensaística, James Joyce, De santos e sábios.

Resumo

O presente artigo visa a apresentar de forma sucinta algumas das principais características da produção ensaística do autor irlandês James Joyce. Muito celebrado por sua produção ficcional, Joyce apresenta, em seus ensaios, uma faceta menos conhecida de sua obra, principalmente no Brasil. A publicação, em 2012, do volume De santos e sábios mudou consideravelmente esse panorama. Trata-se da tradução para o por­tuguês de 57 textos não-ficcionais escritos por Joyce realizada por um grupo de estudiosos brasileiros da obra joyciana. Quatro ensaios presentes na coletânea são abordados neste artigo com dois propósitos que se complementam. Primeiramente, espera-se demonstrar que existe de fato uma relação intrínseca entre temas, noções e ideias que são tratados nessa parcela da produção de Joyce e o ‘projeto’ da obra joyciana como um todo, como defende Caetano Galindo. Para tanto, demonstram-se vinculações existentes entre os ensaios de Joyce e suas produções ficcional e epistolar. Por outro lado, os quatro ensaios serão também abordados para ilustrar os três principais aspectos da ensaística joyciana elencados por Kevin Barry: a política do jornalismo de Joyce; a estratégica teoria da arte de Joyce; e a análise de Joyce da história cultural irlandesa.

Biografia do Autor

Tarso do Amaral de Souza Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)

Possui graduação e licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização e mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e doutorado em Literatura Comparada também pela UERJ. Atualmente é professor adjunto de Literaturas de Língua Inglesa da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ e professor de Literaturas de Língua Inglesa e de Língua Inglesa na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (Faculdades Souza Marques).

Downloads

Publicado

2020-10-03

Como Citar

Cruz, T. do A. de S. (2020). “Vago, longínquo, mas pontual como sempre”: um breve olhar sobre a ensaística joyciana. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(51), 601–613. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.49444