Contornos da prosa modernista em The Waves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.49229

Palavras-chave:

Prosa modernista, Virginia Woolf, The Waves.

Resumo

Este artigo busca investigar a maneira como a forma do romance The Waves (1931), de Virginia Woolf, se instaura como expressão de sua prosa modernista, política e feminista. As diferentes vozes das seis persona­gens principais são atravessadas pelo tempo, da infância à velhice, e entre elas são inseridos interlúdios que, reunidos, apresentam o decorrer de um dia, instâncias paralelas que se interpenetram na complementaridade entre ser humano e natureza de que faz parte. A enorme importância que a autora sempre deu para a forma de seus textos é inegável, em especial ao explorá-la ao máximo, a ponto de esgarçar as fronteiras entre os gêneros literários e não-literários. Por meio de um apanhado de seus ensaios e passagens de seus diários, além da contribuição de textos seminais da crítica woolfiana, propõe-se que uma forma significante se avulta à maneira de recorte e colagem de cores e brilhos, luzes e sombras que encerrem a multiplicidade una que o todo de um mosaico compõe. 

Biografia do Autor

Patricia Marouvo Fagundes, Universidade Federal do Acre

Professora adjunta no curso de Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Acre (UFAC). Possui doutorado em Letras na área de Literatura Comparada, mestrado em Letras na área de Poética, e graduação em Letras: Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente coordena o projeto de pesquisa “Por uma filosofia woolfiana: repercussões de The Waves na contemporaneidade” na UFAC. É autora do livro Uma poética hídrica em The Waves, de Virginia Woolf (Appris, no prelo). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

2020-10-03

Como Citar

Marouvo Fagundes, P. (2020). Contornos da prosa modernista em The Waves. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(51), 627–637. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.49229