A recriação discursiva da tecnologia em Oswald de Andrade: uma leitura não convencional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.48645

Palavras-chave:

Tecnologia, Discurso literário, Oswald de Andrade.

Resumo

A pesquisa focou a questão da tecnologia importada trazida para o Brasil, mormente da Europa, no período da República Velha e investigou como Oswald de Andrade integrou discursivamente essa realidade tecnoló­gica em sua obra Manifesto Pau-Brasil (1924). Oswald recria essa realidade de maneira dialógica, elaborando um retrato do país em que a cor local se manifesta a partir das tradições que remontam ao passado colonial e imperial, abarcando também uma certa cultura popular e do cotidiano em que a religiosidade, as crenças, as superstições entram em confronto e em sintonia com a modernidade tecnológica. Desse confronto, surge uma certa identidade nacional fruto de dimensões polarizadas, mas que se interpenetram, sem se excluírem. O recurso da dialogia é intensificado por uma perspectiva em que se manifestam os impasses e disjunções dessa polarização, como também de sua orgânica coexistência. Exploramos a articulação entre universo técnico e linguagem literária, tema pouco tratado nas leituras críticas da área de Letras.

Biografia do Autor

Angela Maria Rubel Fanini, UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Centro Universitário Campus Andrade, UNIANDRADE.

Doutora em Teoria Literária e Literatura Brasileira (UFSC). Professora do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), e do Programa em Teoria Literária da Uniandrade. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, literatura brasileira, tecnologia e cultura, e filosofia da linguagem. Faz parte do Grupo de pesquisa Estudos Bakhtinianos, ANPOLL. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Literária e Estudos Culturais da Uniandrade. Atua no Núcleo de Estudos da Técnica, NET, PUC-PR. Também investiga a cultura afro-brasileira e afro-americana em textos literários. Bolsista em produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-10-03

Como Citar

Fanini, A. M. R. (2020). A recriação discursiva da tecnologia em Oswald de Andrade: uma leitura não convencional. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(51), 574–586. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.48645