Hermann Paul: um precursor da Semântica Cognitiva na perspectiva da língua em uso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.48112

Palavras-chave:

Semântica Cognitiva, neogramáticos, mutação semântica, metáfora, metonímia

Resumo

Já é vastamente conhecido que de muitos pressupostos no campo da Semântica Cognitiva existem antecipações filosóficas, antropológicas e linguísticas. Este artigo direciona seu olhar ao linguista universal Hermann Paul, cujo mérito no campo da Linguística Histórica é amplamente reconhecido, porém, sua abordagem radicalmente cognitivista e baseada na língua em uso foi e é pouco estudada até hoje. Para Hermann Paul, que participou do movimento dos neogramáticos, a metonímia representa um processo corporalmente ancorado e a metáfora, por sua vez, é vista como o caso primordial da mutação semântica. Um estudo profundo da sua obra principal, Princípios Fundamentais da História da Língua (PAUL, 1970 [1886]), revela que Paul já parte do pressuposto de que a metáfora não é uma exceção da criatividade poética, antecipando o conceito da corporificação, a ideia de mapeamento entre domínios cognitivos e das metáforas como modelos cognitivos para a explicação, compreensão e exploração do mundo cultural, assim como corroborando que a descrição da metáfora é parcial e subjetiva. Como veremos, esta obra de Paul, que representa um importante marco na história da linguística, torna-se um inigualável tesouro com inúmeros exemplos linguísticos ao ilustrar a riqueza figurativa e a vivacidade constante da nossa língua.

Biografia do Autor

Ulrike Schröder, UFMG

Professora Associada na Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. Possui mestrado (1999) em Ciências da Comunicação, Germanística e Psicologia, doutorado (2003) e livre-docência (2012) em Ciências da Comunicação pela Universidade Duisburg-Essen, Alemanha, e pós-doutorado (2013-2014) com bolsa CAPES-Humboldt na Universidade de Münster, Alemanha. Tem experiência nas áreas de Linguística e Comunicação, com ênfase em Linguística Interacional, Análise da Conversa, Linguística Cognitiva, Linguística Cultural, Semântica e Pragmática, Língua Alemã, Teoria da Comunicação e Comunicação Intercultural, atuando principalmente com os seguintes temas: teoria cognitiva da metáfora, historiografia linguística, ensino do alemão como língua estrangeira, funções da linguagem e estilos comunicativos em perspectiva comparativa e interacional. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq com o projeto Atos Comunicativos como Indicadores da Reflexividade de Comunicação Intercultural (vinculado às áreas de Linguística Aplicada e Linguística Teórica e Descritiva, 2015-2018) e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (FAPEMIG-PPM 2015-2017) com o mesmo projeto. Coordena o projeto Conceitos (Inter)Culturais Chave na Interface entre Interação, Cognição e Variação, junto ao Prof. Dr. Hans-Georg Wolf da Universidade de Potsdam, apoiado pelo programa Research Group Linkage Programme da Fundação Humboldt (2017-2020) e pela FAPEMIG-PPM (2017-2019). Desde 2019, ela é coordenadora do projeto Intercultural Communication in Interaction: Multimodal Approaches, promovido pelo WUN - Worldwide Universities Network Research Development Fund que integra as Universidades de Alberta (Canadá), Leeds e Sheffield (Inglaterra), Potsdam (Alemanha) e a UFMG (Brasil). Ela também coordenadora o projeto Comunicação (Inter)Cultural em Interação: Expansão e Diversificação do Corpus NUCOI, promovido pelo programa Universal CNPq (2019-2021) que busca elaborar uma rede de pesquisa com a UFPA, a Universidade de Potsdam e Gießen (Alemanha). É líder do Grupo de Pesquisa inter-institucional do CNPq Linguística (Inter)Cultural e coordenadora do Núcleo de Estudos de Comunicação (Inter)Cultural em Interação, NUCOI, cujo objetivo principal é a compilação de um corpus de transcrições de interações interculturais filmadas (www.letras.ufmg/nucleos/nucoi). Foi Presidente da Associação Mineira de Professores de Alemão - AMPA, gestão 2009-2010, e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Associações de Professores de Alemão, gestão 2009-2012. De 2007 a 2017, foi Coordenadora da Área do Alemão da Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Schröder, U. (2020). Hermann Paul: um precursor da Semântica Cognitiva na perspectiva da língua em uso. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(49), 34–58. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.48112

Edição

Seção

Estudos Linguísticos