Aktuelle einführungen in das fach deutsch als fremdsprache: didaktisch-methodische Wissensordnungen im Umbruch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.48111

Palavras-chave:

Alemão como Língua Estrangeira, análise do discurso com foco na sociologia do conhecimento, era pós-método

Resumo

In diesem Artikel möchte ich untersuchen, wie die Methodengeschichte und die aktuelle didaktisch-methodische Diskussion in fünf Einführungswerken für Deutsch als Fremdsprache (DaF) dargestellt werden, die zwischen 2012 und 2018 veröffentlicht wurden (RÖSLER, 2012; HUNEKE & STEINIG, 2013; ROCHE, 2013; BRINITZER et al., 2016; GEHRING, 2018). Ich gehe dabei von der Annahme aus, dass in der Geschichte des Fremdsprachenunterrichts im 20. Jahrhundert die Suche nach der besten Methode im Vordergrund stand, während sich zu Beginn des 21. Jahrhunderts ein Paradigmenwechsel hin zu einer Post-Methoden-Pädagogik abzeichnet (vgl. KUMARAVADIVELU, 2006). Um zu erforschen, wie dieser Moment des Übergangs von ExpertInnen aus dem DaF-Bereich erzählt wird, mobilisiere ich die in Brasilien noch wenig bekannte Wissenssoziologische Diskursanalyse (KELLER 2011a, 2011b), welche die Konstruktion, Legitimation und Transformation von Wissensordnungen aus einem Blickwinkel beleuchtet, der die Foucaultsche Diskursperspektive mit der Wissenssoziologie von Berger & Luckmann (1966) verbindet. Die Analyse belegt die Existenz unterschiedlicher diskursiver Strategien in den Einführungswerken, sowohl im Hinblick auf die Darstellung der Methodengeschichte als auch auf die Einschätzung der aktuellen didaktisch-methodischen Situation, was auf Wissensordnungen im Umbruch in der derzeitigen akademischen Diskussion schließen lässt.

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OBRAS INTRODUTÓRIAS ATUAIS NA ÁREA DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: REGIMES DE SABER DIDÁTICO-METODOLÓGICO EM TRANSFORMAÇÃO

O artigo tem por objetivo examinar como a história e atual discussão didático-metodológica são apresentadas em cinco obras de introdução à área de Alemão como Língua Estrangeira (Deutsch als Fremdsprache; DaF) publicadas entre 2012 e 2018 (RÖSLER, 2012; HUNEKE & STEINIG, 2013; ROCHE, 2013; BRINITZER et al., 2016; GEHRING, 2018). Parte-se do pressuposto de que a história do ensino de línguas no século XX costuma ser vista pelo ângulo da busca do melhor método, enquanto que no início do século XXI observa-se uma mudança de paradigma em direção a uma pedagogia pós-método (cf. KUMARAVADIVELU, 2006). No intuito de investigar como esse momento de transição é narrado por estudiosos da área de DaF, mobilizamos como referencial teórico a abordagem discursiva SKAD (Sociology of Knowledge Approach to Discourse; KELLER 2011a, 2011b), ainda pouco conhecida no Brasil, que investiga os processos de construção, legitimação e transformação de campos de saberes sob uma ótica que aproxima a perspectiva foucaultiana à sociologia do conhecimento de Berger & Luckmann (1966). A análise do corpus revela a presença de estratégias discursivas divergentes nas obras, tanto no que diz respeito à apresentação do passado quanto à avaliação do cenário didático-metodológico recente, apontando para regimes de saber em transformação na discussão acadêmica atual.

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Original em alemão.

Biografia do Autor

Dörthe Uphoff, Universidade de São Paulo (USP)

Professora de língua alemã e metodologia de ensino no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2009). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Augsburg, Alemanha (2018). Orienta trabalhos de pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira em nível de graduação e pós-graduação. Suas áreas de interesse incluem questões de poder no ensino de línguas, princípios metodológicos, material didático, formação de professores e a história do ensino de alemão no Brasil

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Uphoff, D. (2020). Aktuelle einführungen in das fach deutsch als fremdsprache: didaktisch-methodische Wissensordnungen im Umbruch. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(49), 13–33. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.48111

Edição

Seção

Estudos Linguísticos