O signo justiça: arena de (d)e(s)ncontro de sentidos

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Antonio Flávio Ferreira Oliveira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.47015

Palavras-chave:

Signo justiça, Ideologia e sentidos, Crítica à justiça, Corpo feminino

Resumo

Neste trabalho, analisamos rediscursivizações do símbolo da justiça em charges que circulam na internet e que foram produzidas entre os anos de 2017 e 2019, tendo em vista o cenário de críticas à justiça brasileira, mais precisamente, as críticas tecidas contra alguns eventos ocorridos na esfera jurídica. Para isso, dialogamos com a perspectiva enunciativa do Círculo de Bakhtin, especialmente Bakhtin (2011) e Volóchinov (2017). Assumimos que o símbolo da justiça se constitui signo ideológico, pois é arena de encontro e desencontro de sentidos. As charges analisadas mostram como os autores trabalham a ressignificação dos sentidos de justiça, materializando pontos de vista, posições valorativas diante do atual cenário jurídico-político brasileiro. Por outro lado, os enunciados também desvelam outros discursos, mais precisamente, quanto à figura feminina. Assim, constatamos que as críticas tecidas à justiça utilizavam a figura feminina de forma sensualizada, como garota de programa, como mulher que vende o corpo, como safada. O corpo feminino aparece sempre como objeto à venda e que tem na figura masculina um possuidor, um dono. Desse modo, é possível perceber como o discurso machista atravessa as charges, mesmo que de forma inconsciente, revelando o quanto esse problema se encontra nas estruturas sociais e que afloram em discursos como os analisados.

Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN.Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase nos estudos enunciativos, dedicando-se, entre outros, a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, a referência ao discurso do outro, dialogismo, autoria, leitura e produção de texto, ensino de língua materna.

Antonio Flávio Ferreira Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Professor da Universidade Estadual da Paraíba

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Nascimento, I. A. de A., & Oliveira, A. F. F. (2020). O signo justiça: arena de (d)e(s)ncontro de sentidos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(50), 434–449. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.47015