Captação e subversão de práticas intersemióticas: uma análise discursiva no contexto político brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.47002

Palavras-chave:

dialogismo e interdiscurso, gêneros do discurso, capa de revista, captação e subversão, reforma da previdência.

Resumo

Neste artigo, buscando articular contribuições da Análise do Discurso enunciativa, às propostas de Bakhtin quanto ao dialogismo e aos gêneros de discurso, objetivamos discutir os processos de captação e subversão (MAINGUENEAU, 1997), no contexto da internet, de um gênero do discurso intersemiótico para produzir um posicionamento outro, marcado pelo embate entre diferentes formações discursivas. À luz desses referenciais teóricos, empreendemos uma análise discursiva de uma capa da revista Exame, abordando a questão da reforma da previdência no Brasil – proposta pelo governo de Michel Temer em 2016 – e de uma paródia desse mesmo texto. Os resultados de análise possibilitam compreender que captação e subversão são parte de um mesmo processo e que, no âmbito de práticas intersemióticas na internet entre diferentes formações discursivas fazem parte do repertório da competência discursiva de uma comunidade que se posiciona contra discursos neoliberais. Por meio deste percurso pautado na perspectiva discursiva, esperamos colaborar, em termos teórico-analíticos, com pesquisas que se voltam para a análise de textos verbo-visuais oriundos da internet, propondo a reflexão sobre saberes produzidos em enunciados que circulam atualmente em nosso país sobre temas de natureza política.

Biografia do Autor

Fabio Sampaio de Almeida, Cefet/RJ

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Letras, na área de concentração em Lingüística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bacharel e licenciado em Português/ Espanhol e respectivas literaturas pela mesma instituição. Atualmente é professor de língua portuguesa e espanhola do CEFET/RJ Petrópolis e Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino (PPFEN) da mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos do discurso e pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: performances identitárias corpóreo-discursivas, relações étnico-raciais, relação linguagem e trabalho docente, gêneros do discurso e ensino, discursos midiáticos e produção de subjetividade.

Alice Moraes Rego de Souza, Cefet/RJ

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2013). Licenciada em Letras (habilitação Português - Espanhol) pela UERJ (2010).Professora de língua espanhola e portuguesa no CEFET-RJ Petrópolis. Atuou como professora de língua espanhola das redes municipais de educação de Niterói e do Rio de Janeiro. Também atuou como docente no Curso de Espanhol / LE oferecido pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação da UERJ aos professores dessa universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol, atuando principalmente nas áreas de análise do discurso, formação de professor, linguística aplicada e ensino de língua estrangeira.

 

Maria Cristina Giorgi, Cefet/RJ

Concluiu o DOUTORADO em Estudos da linguagem (Letras) pela Universidade Federal Fluminense em 2012 e MESTRADO em Linguística (Letras) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2005. É graduada em Letras (Habilitação Português Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, onde atua como professora do Ensino Médio e Técnico e dos programas stricto sensu em Relações Étnico-raciais e  Filosofia e ensino.  Interesse em  Mídia,  Estudos do Discurso e Educação, Racismo, formação docente. Atual coordenadora do curso lato sensu em Relações Étnico-Raciais e Educação na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Almeida, F. S. de, Souza, A. M. R. de, & Giorgi, M. C. (2020). Captação e subversão de práticas intersemióticas: uma análise discursiva no contexto político brasileiro. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(50), 413–433. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.47002