Discurso, história e memória em duas fotografias de Lula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.46786

Palavras-chave:

discurso, história, memória, Lula.

Resumo

É certo que as propostas teóricas e metodológicas apresentadas pela Escola francesa de Análise do Discurso não se dão a ver de modo homogêneo ou a salvo de qualquer turbulência desde o final da década de 60. Nesse sentido, propomos empreender, neste artigo, uma discussão em torno dos deslocamentos pelos quais passaram as noções de história e memória no interior da disciplina desde sua fundação, em 1969, com vistas a discutir a operacionalização e a produtividade dessas noções tais como elas se apresentam atualmente. Para tanto, analisaremos duas fotografias de Lula, uma de 1979 e outra de 2018, entre as quais é possível vislumbrar o funcionamento de uma memória das imagens na construção discursiva de um líder popular, bem como a emergência de acontecimentos em suas singularidades no interior da pluralidade dos tempos históricos.

Biografia do Autor

Amanda Batista Braga, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba com período co-tutelar na Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos e Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. É coordenadora do Observatório do Discurso (UFPB) e do Grupo Interinstitucional de Estudos de Discursos e Resistências - GEDIR (UFPB/ UFU/ UNILA/ USP/ UNICEP), além de integrante do Laboratório de Estudos do Discurso (UFSCar). Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso francesa, mais particularmente aquele orientada pelos trabalhos de Michel Foucault e de Jean-Jacques Courtine. É autora de diversos artigos e capítulos de livros, bem como do livro História da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas (EdUFSCar, 2015).

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Braga, A. B. (2020). Discurso, história e memória em duas fotografias de Lula. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(50), 335–352. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.46786