Implícitos codificados e a representação da mulher em textos verbo-visuais

Autores

  • Beatriz dos Santos Feres Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.46154

Palavras-chave:

implícito codificado, representação da mulher, verbo-visualidade

Resumo

A partir do pressuposto de que a leitura competente demanda habilidades relacionadas às bases sociodiscursivas de todo texto, este artigo analisa implícitos codificados relacionados à representação da mulher em textos verbo-visuais. Define-se implícito codificado como um dado obtido na relação entre texto e contexto tanto a partir de regularidades comportamentais dos interagentes envolvidos nas trocas comunicativas, quanto das constantes caracterizadoras dessas trocas, ambas confirmadas por discursos de representação. Os implícitos codificados dizem respeito a dados externos, semiotizados por meio de índices e categorizados de acordo com as quatro condições de enunciação: de identidade, de finalidade, de propósito e de dispositivo (CHARAUDEAU, 2007). Diferentemente dos dados internos, linguageiros em sua essência, os externos orientam como dizer (e como compreender), sempre em relação ao contrato comunicativo que se estabelece em cada troca. Na extremidade da leitura, essas regularidades inscritas convencionalmente nos textos operam como constantes interpretativas altamente codificadas. A investigação partirá da hipótese de que os implícitos codificados em textos verbo-visuais de grande circulação social podem não só testemunhar um modo de ser e parecer mulher, mas também promover sua perpetuação, ou sua refutação. A análise estará fundamentada, prioritariamente, pela Teoria Semiolinguística de Análise de Discurso, não sem contar com a interface da Sociologia e da Psicologia Social. O corpus selecionado abriga textos dos gêneros meme, tirinha e conto ilustrado.

Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Feres, Universidade Federal Fluminense

Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem (UFF). Professora de Língua Portuguesa (graduação) e de Linguística (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) na UFF. Líder do GP Leitura, Fruição e Ensiino e membro do GP Ciad-Rio e do GP A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas. Membro do GT da Anpoll Linguística Textual e Análise da Conversação. Orientadora de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Feres, B. dos S. (2020). Implícitos codificados e a representação da mulher em textos verbo-visuais. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(50), 450–468. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.46154