Literatura afro-brasileira: questões teórico-críticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44337

Palavras-chave:

Literatura afro-brasileira, Literatura negra, Resistência, Escrita afrodescendente.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as implicações teórico- -críticas acerca da literatura produzida pelos afrodescendentes no Brasil. São apresentadas diversas visões sobre o que seria a produção literária de autoria negra ou afro-brasileira. Destacamse principalmente as abordagens de Bernd (1988), Cuti (2010) e Duarte (2008; 2014). A questão do cânone também se sobressai devido ao processo de silenciamento e exclusão contra minorias causado por instâncias legitimadoras. Conclui-se que a concepção elaborada por Duarte, notadamente a denominada “literatura afro- -brasileira”, é a mais adequada para englobar tal produção literária, visto que, além de ser mais abrangente que as denominadas literaturas “negra” e “negro-brasileira”, por exemplo, sustenta-se sobre cinco alicerces: a temática, a autoria, o ponto de vista, a linguagem e o público.

Biografia do Autor

Zidelmar Alves Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, Bahia. Possui Graduação em História (2011) e Especialização em História do Brasil (2014) pela mesma instituição.

Inara de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Realizou estágio pós-doutoral em Literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015/2016). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando no Curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras: Linguagens e Representações, no Mestrado Profissional em Letras e no Mestrado acadêmico em História: Atlântico e Diáspora Africana. Coordena o Centro de Estudos Portugueses Hèlio Simões (CEPHS) e é Associada à ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada) e AIL (Associação Internacional de Lusitanistas).

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Santos, Z. A., & Rodrigues, I. de O. (2020). Literatura afro-brasileira: questões teórico-críticas. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(49), 229–243. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44337

Edição

Seção

Estudos Literários