A coesão textual em textos narrativos: uma análise em textos nas duas modalidades da Língua Portuguesa
Resumo
Este artigo pretende apresentar uma análise da Coesão Referencial em textos produzidos em oficinas de produção textual na Escola Básica. A importância desse tipo de estudo está na oportunidade de apontar os recursos linguísticos utilizados pelos alunos para promover a referenciação e a relevância de, em sala de aula, os professores explorarem as mais diversas estratégias linguísticas promotoras da referenciação. A fundamentação teórica que embasou o trabalho é a Linguística do Texto cujos estudos utilizados encontram-se nas obras de Koch e Travaglia (2003), Antunes (2005), Fávero (2004) e Koch (2017; 2018). Este artigo de cunho descritivo-analítico de base quanti-qualitativa analisa parte do corpus coletado em minha pesquisa de mestrado que ocorreu no segundo semestre do ano de 2018. A metodologia utilizada na pesquisa foi a pesquisa-ação, proposta por Thiollent (2011) e Tripp (2005), pois essa metodologia permite ao professor observar a realidade dos sujeitos envolvidos na situação, planejar estratégias que auxiliem na resolução de problemas e dificuldades, implementar as estratégias, monitorar os resultados esperados e alcançados e, se necessário, recomeçar nesse ciclo até que obtenha os resultados desejados. A análise de um texto escrito e um texto oral produzidos por um aluno do sexto ano do Ensino Fundamental apresentará as formas de referenciação utilizadas nos textos a fim de caracterizar os textos produzidos nas duas modalidades da língua.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44167
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ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/matraga
Palimpsesto é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:
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